O Gestor: Ser e Proceder
Considerando as situações mais conflitivas.
Considero que a maior dificuldade do gestor é conduzir a equipe da escola em um clima escolar de harmonia, compreensão, respeito, compromisso profissional e solidariedade ao grupo. Penso que o perfil do diretor se faz, especialmente, nessa diretriz. É preciso saber conviver, negociar, comandar (saber dizer sim ou não com a seriedade que a educação formal exige) ou ser sensível com os problemas de um membro da equipe se for necessário.
Sou observadora ao extremo e, quanto a minha profissão, observo mais ainda. Gosto de refletir sobre as ações e consequências das atitudes e vivências escolares. No meio escolar no qual convivo, tenho notado que o maior entrave para a nossa tão almejada qualidade de ensino, é exatamente a forma do gestor conduzir sua equipe. Alguns duros(ditadores) demais, outros light (democráticos) demais. Não há equilíbrio nas atividades-meio do diretor (direção, serviços de secretaria, assistência ao escolar e atividades complementares[...] ), e, portanto, não há condições para que atividade-fim, representada pela relação ensino-aprendizagem que se dá predominantemente (mas não só) em sala de aula (PARO 1998, 303) se efetive no dia a dia escolar.
Obviamente, que se a escola não acontece internamente, externamente, com a comunidade escolar ao seu entorno, especialmente com pais, fica bem mais complicado.
O gestor que não tem pique para lidar, por exemplo, com a indisciplina na escola, não conseguirá lidar com o corpo docente, nem tampouco com os pais e consequentemente com o alunado. Pois, para ter esse “controle” o primeiro item da lista é conhecer o aluno. É desse conhecimento, desta base de amizade que chegamos à qualidade de ensino, ao professor satisfeito e ao respeito e respaldo dos pais.
PLANO DE AÇÃO
Objetivo – Manter a equipe (docentes, técnicos e apoio) alegre, participativa, confiante e comprometida com as ações da escola.
O GESTOR
Especificamente
Diretor e Coordenador
Como deve ser e Como deve proceder
1- Educado
saber atender (conversar, negociar com pais, alunos, equipe e sistema
2- Negociador
Negociar com todos, inclusive com o sistema, com visão de gestor ancorada em três eixos: a descentralização, a autonomia e a liderança escolar (FONSECA, 2004 et al., p. 53). É preciso estar sempre bem informado, ler muito sobre educação. Administrar com um olhar sensível, amplo, firme, porém com visão de liberdade. “Para pisar no solo do alunado”
3-Pesquisador
Conhecer o financiamento da educação (FUNDEB, valor aluno, merenda, FNDE, etc) para falar com propriedade, convicção.
4- Descer do muro
Conhecer a política (partidária) do município) Pois conforme Paulo Freire é inadmissível um educador dizer que “é neutro, neutralidade em política não existe, você é, ou não é”. Portanto, um gestor com argumentos tem que descer do muro.
5-Administrar o tempo
Ter (fazer) tempo para os professores Se o gestor está saindo correndo para uma reunião e um professor o interpela dizendo que precisa lhe falar...Pare, e o atenda. Não deixe para depois. Pode ser tarde demais.
6- Saber gerir “gastar" os recursos
Manter material didático/pedagógico Estar atento às atividades (à aula, a prática, ao fazer pedagógico) dos professores. Esta é uma forma de quase adivinhar o que os profs precisam.
7- Saber construir grupos
Trabalhar “juntinho” com os professores e ter atitudes, efetivar ações que “provoca” respostas do grupo Uma boa gestão precisa ser direcionada para um itinerário que todos sabem onde vai dar. Por isso, Diretor e Coordenador precisam falar a mesma língua, se respeitar. Afinal, esse é o principio da ética na escola.
8- Compreender a Democracia
Não confundir democracia com bagunça O bom gestor é aquele que sabe dizer sim ou não na hora e medida certa. Às vezes o professor prefere um “não”, seguro, argumentado, de que um “talvez” ou uma enrolação.
9- Conhecer a comunidade escolar
Conhecer o alunado e os pais da escola Chamá-los pelo nome, seja para repreender ou elogiar. Pois aluno não é número e nem cliente. Os pais são nossos aliados, não nossos inimigos
10- Conhecimento X Informação
Ser o meio mais importante de comunicação entre professores, alunos e, especialmente pais. Ter na sala dos professores uma lousa onde são deixadas escritas todas as novidades e recados da escola e nesta meta de informação é preciso lembrar-se dos pais – que perdidos com as inovações da educação, não compreendem mais nossas instituições, organização e proposta curricular - e talvez, por isso, não participam das atividades como gostaríamos. Daí a importância de mantê-los informados e convidá-los à parceria.
Prof ª Coraci Machado Araújo - Especialista em Gestão Escolar
A ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO FOI ENTREGUE A COMUNIDADE EM 14 DE FEVEREIRO DE 1999. NA ÉPOCA A ESCOLA ATENDIA DA PRÉ-ESCOLA A 4ª SÉRIE COM UMA MÉDIA DE 100 ALUNOS. COM O PASSAR DOS ANOS, A ESCOLA CHEGOU A TRABALHAR COM QUASE 500 ALUNO ATENDENDO ATÉ O 9º ANO. ATUALMENTE ATENDEMOS DO JARDIM AO 7º ANO. PARA OS PRÓXIMOS ANOS, A ESCOLA SÓ IRÁ ATENDER A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DOIS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.