quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Tópicos e Descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil

As matrizes de Língua Portuguesa do Saeb e da Prova Brasil estão estruturadas da seguinte forma: na dimensão objeto do conhecimento, foram elencados seis tópicos, conforme disposto a seguir; na dimensão competência, foram elaborados descritores referentes a cada tema ou tópico.
I – Procedimentos de leitura;
II – Implicações do suporte, do gênero e /ou do enunciador na compreensão do texto;
III – Relação entre textos;
IV – Coerência e coesão no processamento do texto;
V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido; e
VI – Variação lingüística.
Clique na série a seguir para conhecer seus Tópicos, Descritores e alguns exemplos itens.
 
Tópicos e Descritores
4ª série - ensino fundamental8° série - ensino fundamental

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Prova Brasil
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também conhecida como Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela é realizada a cada dois anos e participam todos os estudantes de escolas públicas urbanas do 5° e do 9º ano de turmas com mais de 20 alunos. A avaliação é dividida em duas provas:Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem. E a Prova deMatemática onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.
Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.