quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Acordo Ortográfico
Alfabeto
Nova Regra: O alfabeto agora é formado por 26 letras
Regra Antiga: O 'k', 'w' e 'y' não eram consideradas letras do nosso alfabeto.
Como Será: Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano

Trema
Nova Regra: Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano
Regra Antiga: agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, frqüência, freqüente, eloqüência, eloqüente, argüição, delinqüir, pingüim, tranqüilo, lingüiça
Como Será: aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, eloquente, arguição, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça.

Acentuação
Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas
Regra Antiga: assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como Será: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico

Observações: 


quarta-feira, 20 de outubro de 2010








Escola Municipal Cristalino
V Gincana da Liberdade
Tema: Pais e Filhos
Convida


A Gincana da Liberdade, associa educação à criatividade, interesse a compromisso e a interação à participação de toda a comunidade escolar: eis o grande mérito da Gincana da Liberdade.
O objetivo principal do evento não é oferecer honrarias à equipe campeã, mas promover harmonia, diversão e muita alegria no ambiente escolar.
O espírito da gincana é trazer alegria, união e criatividade entre as turmas. É por isso, que a gincana é uma comemoração esperada durante todo o ano, pois é um momento de festa e diversão para todos em especial aos alunos.
Sendo assim, nossa equipe Filhos da Natureza, agradece a participação e o apoio de toda a comunidade aguaboense.
Participem !


Equipe 4 – Filhos da Natureza
Cor: verde claro
Líder: Mikaelly
Vice líder: Ray
Professores coordenadores: Ley-Ly-Nay, Divina e Tiana.
Grito de guerra
Qual é nossa cor? Verde
O que viemos fazer? Ganhar
O que vocês têm a dizer? Somos filhos da natureza e viemos para vencer!
Verde claro!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lembrancinhas do dia das Crianças
Guie uma criança pelo caminho que ela deve seguir e guie-se por ela de vez em quando.
Josh BillingsProfessoras: Elisângela, Celir, Tiana, Divina,  Chaiane, Wiuslainne e Ley Ly Nay

 





Escola Municipal Cristalino Convida;

V Gincana da Liberdade.

Tema: Pais e Filhos

Venha desfrutar conosco dessa gincana, onde a alegria faz parte do espetáculo que inclui danças, brincadeiras e muita energia!

A Equipe Puro sangue, desde já agradece o apoio e a participação de toda a comunidade aguaboense.

Somos a Equipe 2 - Puro Sangue

Cor: Vermelha

Lider: Juliana

Vice-lider: Karina

Professores coordenadores: Aline, Celir e Eva Ferreira

Estamos unidos para vencer!



"Amor de família é a coisa mais inexplicável do mundo, nem um pai consegue dizer para um filho o quanto o ama, nem o filho sabe dizer ao pai, então eles simplesmente demonstram." (Pasini.)
Com esse pensamento, a equipe 01- Nova Geração - tem a honra de convidar vossas famílias para participarem do encerramento da V gincana da Liberdade da Escola Minicipal da Cristalino que se realizará no dia 11 de novembro com início previsto para às 18:30, na quadra da escola. Esta gincana visa fortalecer a relação entre pais-filhos e professores. Uma nova geração que ainda preserva valores, que aos poucos, são extintos dos relacionamentos entre pais e filhos.
Esta equipe tem como líder a Susy e vice-líder, o Marques - alunos da 8ª série orientados pelos professores - Eva Vilma,Tacilia e Wiuslaine. Nesta gincana os alunos participarão de provas culturais, esportivas e recreativas e desfrutarão de "aperitivos"no encerramento. São praticamente 40 dias de muita expectativa, emoção e trabalhos.
Contamos com presença da comunidade de Água Boa; em especial, os pais de nossos alunos.
Escola Municipal Cristalino.

GINCANA DA LIBERDADE

Tema: PAIS E FILHOS
Equipe: 3
Nome da Equipe: Prole cor-de-rosa
Cor: Rosa
Líder: Luan Roque Lendengue
Vice-líder: Leandro Feliciano Marques Pimenta
Coordenadores: Adair, Chaiane e Mary


A Equipe 3 (Prole cor-de-rosa) convida a todos os cidadãos aguaboenses para participar da Noite Cultural na qual estará acontecendo o encerramento da Gincana da Liberdade (PAIS E FILHOS), que será realizada no dia 11/11/2010 (quinta-feira), na Escola Municipal Cristalino a partir das 18:30 hs.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Como Deus escolhe a mãe de uma criança deficiente


A maior parte das mães de hoje em dia tornam-se mães por acidentes, outras por escolhas próprias, outras por pressão social, outras por hábito.
Esse ano quase 100 mil mulheres se tornarão mães de crianças deficientes.
Você alguma vez já pensou como as mães dos deficientes são escolhidas?
Eu já. Uma vez visualizei Deus pairando sobre a Terra selecionando o seu instrumento de propagação com grande carinho e compassivamente.
Enquanto Ele observava, Ele instruía seus anjos a tomarem nota em um grande livro.
Para Beth, um menino, anjo da guarda Matheus.
Para Maria, uma menina, anjo da guarda Cecília.
Para Carmem, gêmeos, anjo da guarda, mande o Gerard ele está acostumado com a profanidade.
Finalmente ele passa um nome para um anjo sorri e diz:
Dê a ela uma criança deficiente.
O anjo cheio de curiosidade pergunta:
- Por que a ela senhor? Ela é tão alegre...
- Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.
- Mas será que ela terá paciência?
- Eu não quero que ela tenha muita paciência porque aí ela com certeza se afogará no mar da auto-piedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.
- Senhor, eu estava observando hoje. Ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil. E além do mais Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.
Deus sorri.
- Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo.
O anjo engasgou.
- Egoísmo? E isso ainda é por acaso uma virtude?
- Deus acenou um sim e acrescentou:
- Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Sim, essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita; ela nunca irá considerar um passo adiante, uma coisa comum. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho, ela explicará como poucos já conseguiram. Eu a permitirei ver claramente coisas como ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar a tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela está trabalhando junto comigo.