sábado, 6 de novembro de 2010

POEMA  x  POESIA
        É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:

         Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
         Poema: obra em verso em que há poesia

        "Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta." 2
        O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).
Um exemplo de poesia que significa tocar o emocional, a sensibilidade do leitor por meio da linguagem, uma forma de expressar um sentimento, o poema por sua vez vem da poesia e que muitos confundem e escrevem poesias em poema. O poema é feito de estrofes e versos, o poema é sempre mais concreto enquanto a poesia é imaterial, poemas são constituídos por elementos, rima, ritmo e métrica. A poesia é completamente sentimental demonstra tanto os sentimentos do autor quanto do leitor e seus elementos principais são rima, verso e ritmo. O poema antigamente era cantado depois passou a ser soneto e assim foi definido diferente da poesia.
      Na matéria de literatura esta  diferença deve ficar em evidencia e bem simplificada já que o principal conteúdo da literatura são os poemas e poesias. Podem ser muito parecidos e transmitir as mesmas ideias, tecnicamente é diferente e assim como toda diferença deve ser respeitada e toda poesia e poema devem ser denominados de acordo com suas características valorizando sempre a literatura brasileira.
  
1 - Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.
2 - LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.
POR QUE AO TAPAR O NARIZ NÃO SENTIMOS GOSTO DA COMIDA?

É isso, parece incrível, mas nosso paladar é limitado a apenas 5 ou 6 gostos diferentes (doce, salgado, ácido, amargo, etc...) o resto é tudo cheiro!!!! Sim... Chocolate, pêra, maçã, batata frita e tantos outros sabores são construídos pelo cérebro a partir dos cheiros que os alimentos exalam, ou seja, moléculas dos alimentos sobem ao nariz enquanto a comida está na boca sendo mastigada. Bom, tudo é culpa do de uma parte do córtex cerebral. Os neurônios dessa região combinam sinais de olfato, do paladar e ainda do tato (é preciso conhecer a textura do alimento, se está quente ou frio etc..). Das milhares de combinações possíveis, nascem o que chamamos de sabores! É por isso que quando estamos gripados, com nariz entupido, não sentimos o sabor da comida, pois só nos restam o tato (quente, frio, cru, ralado, etc) e o gosto (amargo, doce, azedo, etc).
Mas então para que serve o paladar, se ele não é tão importante para formar o sabor? A função do paladar é detectar sais, açúcares, íons de hidrogênio, aminoácidos, etc... e enviar essa informação para o hipotálamo (estrutura que regula o funcionamento do corpo), partindo da informação recebida, o hipotálamo se encarrega de ir preparando a digestão com antecedência. E isso funciona tão bem, que até hoje você não tinha notado a verdadeira função do paladar e muito menos a importância do olfato.

Quando você sente vontade de comer algo doce, ou salgado, significa que o hipotálamo detectou a deficiência de determinados ácidos, aminoácidos ou sais presentes nesses alimentos!

domingo, 31 de outubro de 2010

''Há os que se queixam do vento, os que

 esperam que ele mude, e os que procuram

 ajustar as velas''

William George Ward