sexta-feira, 8 de abril de 2011


Inversão de papéis

A escola vem passando por mudanças inaceitáveis, mudanças que interferem muito na qualidade de ensino.
Os Profissionais da Educação são unanimes ao opinar e concordar com a ausência da família na escola. A grande maioria dos pais só vem à escola do filho quando são convocados. E esse comportamento dos pais da margem a indisciplina do aluno, porque ele não sente o interesse dos pais em sua vida escolar, ou seja, ele percebe que não tem o respaldo dos pais.
Afinal, porque meus pais só vêm à escola quando são chamados? Será que meus pais não querem saber o que se passa comigo em 4 horas diárias, 800 horas anuais, 200 dias letivos?
Por outro lado, a escola fica a mercê de uma situação insustentável! Que é a de compreender tudo que se passa com este aluno, para fazê-lo cumprir as atividades escolares e consequentemente, ser bom aluno, tirar boas notas.

Atividade II: Módulo II

Respeito às Diferenças


Esse tipo de atividade, trabalho sempre em minhas aulas. Incontáveis vezes abordo o tema sem nem mesmo ser uma aula planejada porque o respeito ou desrespeito às diferenças acontece todos os dias e em todos em todos os meios sociais. Muitas vezes é preciso parar a aula e abordar o assunto.


Na sala de aula temos alunos negros, gordos, magros, muito brancos, indígenas, deficientes, tímidos, com dificuldades de aprendizagens, aqueles que eles mesmos se consideram feios homossexuais e tantas outros exemplos que acontecem em sala de aula que é um desrespeito as diferenças e, além disso, também é considerado como Bullying, afinal o desrespeito é uma forma de humilhar quem, geralmente são mais passivos ou que não possuem condições psicológicas para se defender.


Discriminação é crime!