domingo, 7 de dezembro de 2014

FASES DA ESCRITA

Considerando o Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano não se destina unicamente à alfabetização – Emília Ferreiro


O primeiro ano ele é tido como uma possibilidade real para ampliar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos tanto da alfabetização quanto do letramento, que teve início na pré-escola. No início do segundo bimestre, faz-se necessário realizar uma avaliação diagnóstica (ou sondagem da escrita) para constatar o que as crianças já sabem ou aprenderam desde o início do ano letivo. Com esse processo, o professor passa a conhecer as hipóteses de escrita elaboradas pelos próprios alunos. .

Hipóteses da escrita infantil, segundo Emilia Ferreiro
Elas podem ser classificadas em:
Pré-silábica: subdividida em dois níveis, nessa fase,
a criança não traça o papel com a intenção de realizar
o registro sonoro do que foi proposto para a escrita:






a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos.
b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável.
Hipótese silábica: ela começa estabelecer relações entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto gráfico do registro. Sua estratégia é a de atribuir a cada letra ou marca escrita (uma letra, pseudoletra ou até um número) o registro de uma sílaba falada, pois começa a perceber que a grafia representa partes sonoras da fala. No entanto, ainda enxerta letras no meio ou final das palavras por acreditar que, assim, está escrevendo corretamente. Nessa fase, seu maior conflito são as palavras monossílabas - para ela é necessário um número mínimo de letras para cada palavra.