sábado, 8 de novembro de 2014

Piquenique 
Turma: Pré I
Atividade: Alimentação saudável




Turma: 1º Ano B.
Artes no isopor.


Atividade do Pré I
Corpo Humano
Primeiro foi desenhado o corpo humano no chão usando o corpo do colega para fazer o traçado. A segunda parte foi desenhar no quadro o corpo humano e todos seus membros.



Atividades com tinta - Pintura de frutas/trabalhando as cores
Turma: Pré I

PLANEJAMENTO DE AULA
CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO
Jogo: Tabuleiro das cores
Cores
Forma geométrica – círculo
Animal selvagem
Relacionar números e quantidades

OBJETIVO GERAL
Despertar a imaginação, a fantasia e o prazer de aprender brincando. Desenvolver o trabalho em grupo e a integração com o meio.

METODOLOGIA
Ø  Colocar as mesas e cadeiras lado a lado de forma que os alunos fiquem de frente para o outro, assim favorece a visão do jogo;
Ø Colocar o TABULEIRO de frente as carteiras;
Ø Questionamento como: Quais são as cores dos ursinhos? Qual a forma geométrica do jogo? Quantas vezes o ursinho andou no tabuleiro? O urso é um animal domestico ou selvagem? Seu corpo é coberto de que? De onde é o urso?
Ø  Colocar três alunos a cada partida do jogo. Cada aluno representará o lugar do ursinho e sua cor.
Ø  Cada participante jogará o dado que tem as mesmas cores do tabuleiro e dos ursinhos, vermelho, amarelo e azul. A cada arremesso, se o dado cair com a cor VERDE  para cima e meu ursinho for verde, ando uma casa conforme está distribuída as cores, porém, se não cair a cor VERDE, passo a vez para meu colega. Assim sucessivamente até todos participar.
Ø  Vence o jogo quem chegar primeiro no final do tabuleiro.


                                        PLANEJAMENTO DE AULA
CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTEÚDO
Leitura de historinha – Três Porquinhos;
Interpretação oral;
Contagem numérica;
Conjuntos  e numerais.

OBJETIVO GERAL
Favorecer o contato com textos de qualidade literária, momentos de prazer em grupo e hábito de escutar histórias para enriquecer o imaginário infantil.
Estimular a linguagem oral, desenvolver a imaginação, a fantasia, o prazer de ler, compreender e interpretar.
METODOLOGIA
Primeiro momento
Ø  Afastar as cadeiras para deixar espaço na sala de aula;
Ø  Colocar os alunos deitados no chão afastados para evitar se necessário a interrupção da historinha;
Ø  Deixá-los relaxados e a vontade;
Ø  Ler a historinha dramatizando-a, depois recontar enfatizando as figuras;
Ø  Fazer perguntas como: Quantos porquinhos tem a historinha? Quantas casinhas? Por que o primeiro porquinho quis fazer a casinha de palha? A de pau e o porquê o terceiro porquinho fez a casinha de alvenaria? Por onde o lobo entrou para atacar os porquinhos? O que aconteceu com o lobo? Para onde ele foi?

Segundo momento
Ø O segundo momento vem com Matemática. Foi feito um dado com dobraduras de papel colorido e em suas faces colocado os três porquinhos. Um com chapéu e gravata, outro só com chapéu e o outro só com gravata. E as três casinhas de acordo com a historinha.
Ø   Com os alunos sentados no chão e em círculos, desenhar os três porquinhos e as três casinhas no quadro. Pode ser no alcance dos alunos. Pegar o dado e jogar no chão de forma que todos vêem a face que ficou para cima. Exemplo: casinha de palha. Ir até o quadro ou mandar um aluno colocar um pauzinho (  I  ) para cada jogada. No final, colocar o aluno fazer a contagem e enumerar.
Ø Fotografar e montar slides para apresentar no curso e posteriormente para os alunos.