sábado, 9 de outubro de 2010

ALFABETIZAÇÃO COM FUNDAMENTAÇÃO
Professor alfabetizador, ao ensinar leitura e escrita, considere estas falas de Miriam Lemle (2006) "as capacidades que o aluno precisa ter para se alfabetizar são: compreender a idéia de símbolo; discriminar as formas das letras; discriminar os sons da fala; ter a consciência da unidade palavra e a organização da página escrita."
Para Lemle (2006), o alfabetizando deve entender primeiro o que são aqueles risquinhos pretos no papel, o que não é tão simples. Já que a idéia de símbolo é bastante complexa. A correlação entre símbolo e coisa simbolizada é parcial, o que quer dizer que, o fundamento da forma de um símbolo não tem ligação direta com as características da coisa. O segundo ponto é a discriminação das formas das letras. Depois de entender o que são os risquinhos pretos no papel, e que cada um deles equivale a um símbolo da fala, a criança precisa fazer a discriminação das formas das letras.Uma vez que algumas letras do nosso alfabeto são muito parecidas. No terceiro ponto o aluno necessita fazer a discriminação dos sons da fala, ou seja, conscientização da percepção auditiva. As letras simbolizam sons da fala, então é preciso perceber as diferenças lingüísticas proeminentes entre os sons, de maneira que se possa optar pela letra certa para simbolizar cada som. A quarta capacidade que o alfabetizando precisa desenvolver é a consciência da unidade palavra, que acontece naturalmente, sem muitos problemas. (LEMLE, 2006). A quinta e última habilidade é a organização espacial da página "... a idéia de que a ordem significativa das letras é da esquerda para a direita na linha, e que a ordem significativa das linhas é de cima para baixo na página". (IBID, 2006, p.12).



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que você precisa saber antes de hastear a Bandeira Nacional

A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, mas para ser hasteada, ela tem de estar na mais perfeita ordem. Isso é lei.

         A bandeira é um dos Símbolos Nacionais do país. Se em uma cerimônia, várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas ao mesmo tempo, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer dele. Em dia de luto nacional (quando morre alguém importante), a Bandeira é hasteada e, depois de chegar ao topo, ela é baixada e deixada a meio-mastro. Esse gesto simboliza que o país está triste, em luto. Em um cortejo fúnebre, o luto é indicado por um laço de crepe preto, colocado junto à lança.

          Nas escolas públicas e particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana. Se a bandeira estiver rasgada ou com manchas, ela não pode ser hasteada nem jogada no lixo. Quando velhas, o destino de todas as bandeiras é o fogo. Elas são queimadas em solenidade por uma autoridade militar e a incineração acontece sempre em 19 de novembro, no Dia da Bandeira.

  Qual é a posição correta do Pavilhão Nacional com outros pavilhões?
VÁRIAS BANDEIRAS HASTEADAS

A Bandeira Nacional SEMPRE deve estar posicionada na posição central ou mais próxima do centro, à direita da formação dos pavilhões (entende-se por direita, neste caso, a direita de uma pessoa colocada junto à eles e voltada para a rua ou para a platéia ou para o público que observa os dispositivos). 
DUAS BANDEIRAS: nacional e estado

TRÊS BANDEIRAS: estado, nacional e município

QUATRO BANDEIRAS: município, nacional, estado e escola