sábado, 4 de dezembro de 2010

Futsal pré-mirim feminino é ouro nos Jogos Escolares

Os Jogos Escolares 2010-2ª etapa, contou com a participação de 700 atletas, distribuídos em 92 equipes nas categorias fraldinha, pré-mirim e mirim, nas modalidades futsal, voleibol, handebol e basquetebol.
Nossa escola participou com 9 equipes nas modalidades futsal e handebol. Todas nossas equipes tiveram excelente participação, com bom nível de competição.
Veja os resultados:
Futsal fraldinha masc. prata
Handebol pré-mirim masc. prata
Futsal pré-mirim feminino ouro
Nossos Parabéns  aos atletas,  ao professor Dedê  e seu auxiliar Richands.


 PROFESSORES FAZEM CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO

Nos dias 2, 3 e 4 os professores formadores da UFMT Valtrícia Frozi e Carlos Freitas, estiveram na Escola Municipal Cristalino para fazer a capacitação da equipe docente no programa Um Computador por Aluno (UCA). Participaram também da capacitação a Coordenadora do NTM, Cátia Tissiani e a Professora Formadora do NTM  Marineide.
O Secretário de Educação Edilson Spenthof, esteve presente na abertura do curso e fez a entrega oficial dos uquinhas aos professores e alunos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Consciência Negra
Alunos pesquisam os Heróis da Humanidade

Alunos pesquisam sobre a Consciência Negra e os heróis da humanidade, fazem um tour pelas frases históricas e imagens marcantes dos movimentos desses grandes guerreiros que lutaram por ideais de liberdade.
Sabemos que os palmarinos, as irmandades negras, os combatentes das revoltas dos Alfaiates, Malês, Cabanada e Balaiada são os heróis de uma história que ainda precisa ser revista e contada, pois, fizeram nesse país a maior demonstração de coragem, determinação e sabedoria nos momentos certos de decisões. É impressionante observar como os líderes desses movimentos comandaram tão bem seu povo, como passaram suas idéias e ideais com tanta convicção que conseguiram convencer tantos seguidores.
Não se entregavam e resistiam a tantos ataques e perseguições. Não eram assistidos por ninguém, ou seja, não tinham protetores, padrinhos. Eram sozinhos na luta. Mas tinham o mais belo sonho: o da liberdade. Homens, mulheres e crianças acreditavam em uma vida melhor e nessa fé desafiadora fizeram muitas conquistas, se considerado, o tempo em que viveram.
Afinal, deixaram de ser comandados e passaram a comandar e incomodar. Enfrentaram seus senhores e a sociedade por mais de um século de luta armada. Estrategistas melhores de que os coronéis,  desempenharam papel político e econômico fundamental, firmando sua importância na resistência à escravidão. Rebeliões inteligentemente elaboradas por pessoas analfabetas criando um estado livre em pleno Brasil Colonial.
No caso dos Palmarinos, de 1590 a 1695 atingiram uma autonomia jamais vista em grupos organizados por pessoas sem nenhuma instrução formal. E essa autonomia, abalou as autoridades coloniais e motivou uma repressão violenta e injusta.
Mas toda essa fortaleza de seres humanos nos orgulha até hoje, pois fizeram história e garantiram a liberdade de seus descendentes. Liberdade não só de ir e vir, mas também política partidária.
Todos esses movimentos nos mostraram o caminho da independência, da luta por nossos ideais deixando para humanidade um legado de determinação e coragem.


terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROFESSORES DA SALA DE APOIO UTILIZAM MÍDIAS DIGITAIS NO REFORÇO ESCOLAR

Criar novas formas de letramento com códigos específicos para processar informações e gerar novos conhecimentos é o objetivo dos professores ao mediar às atividades dos alunos do reforço escolar na sala de informática.
Com essa estratégia, possibilitam aos alunos a capacidade de questionamento e armazenamento do conhecimento, construindo a aprendizagem de forma segura e lúdica. Além de oportunizar a habilidade da leitura, escrita e comunicação oral e o domínio das novas tecnologias de comunicação e informação, imprescindíveis na educação de agora.