Consciência Negra
Alunos pesquisam os Heróis da Humanidade
Alunos pesquisam sobre a Consciência Negra e os heróis da humanidade, fazem um tour pelas frases históricas e imagens marcantes dos movimentos desses grandes guerreiros que lutaram por ideais de liberdade.
Sabemos que os palmarinos, as irmandades negras, os combatentes das revoltas dos Alfaiates, Malês, Cabanada e Balaiada são os heróis de uma história que ainda precisa ser revista e contada, pois, fizeram nesse país a maior demonstração de coragem, determinação e sabedoria nos momentos certos de decisões. É impressionante observar como os líderes desses movimentos comandaram tão bem seu povo, como passaram suas idéias e ideais com tanta convicção que conseguiram convencer tantos seguidores.
Não se entregavam e resistiam a tantos ataques e perseguições. Não eram assistidos por ninguém, ou seja, não tinham protetores, padrinhos. Eram sozinhos na luta. Mas tinham o mais belo sonho: o da liberdade. Homens, mulheres e crianças acreditavam em uma vida melhor e nessa fé desafiadora fizeram muitas conquistas, se considerado, o tempo em que viveram.
Afinal, deixaram de ser comandados e passaram a comandar e incomodar. Enfrentaram seus senhores e a sociedade por mais de um século de luta armada. Estrategistas melhores de que os coronéis, desempenharam papel político e econômico fundamental, firmando sua importância na resistência à escravidão. Rebeliões inteligentemente elaboradas por pessoas analfabetas criando um estado livre em pleno Brasil Colonial.
No caso dos Palmarinos, de 1590 a 1695 atingiram uma autonomia jamais vista em grupos organizados por pessoas sem nenhuma instrução formal. E essa autonomia, abalou as autoridades coloniais e motivou uma repressão violenta e injusta.
Mas toda essa fortaleza de seres humanos nos orgulha até hoje, pois fizeram história e garantiram a liberdade de seus descendentes. Liberdade não só de ir e vir, mas também política partidária.
Todos esses movimentos nos mostraram o caminho da independência, da luta por nossos ideais deixando para humanidade um legado de determinação e coragem.