sábado, 4 de dezembro de 2010

 PROFESSORES FAZEM CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO

Nos dias 2, 3 e 4 os professores formadores da UFMT Valtrícia Frozi e Carlos Freitas, estiveram na Escola Municipal Cristalino para fazer a capacitação da equipe docente no programa Um Computador por Aluno (UCA). Participaram também da capacitação a Coordenadora do NTM, Cátia Tissiani e a Professora Formadora do NTM  Marineide.
O Secretário de Educação Edilson Spenthof, esteve presente na abertura do curso e fez a entrega oficial dos uquinhas aos professores e alunos.

O curso de capacitação docente é de 180 horas, sendo que nestes 3 dias, os professores viram o 1º módulo que tem a temática Apropriação Tecnológica. A maior parte do curso é online, sendo que entre um módulo e outro haverão mais 3 encontros presenciais.
A Escola Municipal Cristalino é uma das nove escolas do Estado de Mato Grosso contemplada com o programa, sendo que são cinco (05) estaduais e quatro (04) municipais. Para o ano letivo de 2011 a escola terá essa importante ferramenta como parceira no ensino aprendizagem dos alunos. A escola tem hoje 350 alunos, do maternal a 8ª série e todos terão a proposta curricular voltada para as mídias digitais. A equipe da escola tem a incumbência de melhorar ainda mais o Ideb (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola, que aliás, já é muito bom, pois conforme avaliação de 2009 o ideb é 5.1
O programa UCA, do Governo Federal, tem o objetivo de levar as mídias digitais a lugares mais longínquos do Brasil. O UCA pretende criar novas formas de utilização  das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras,  para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
A Formação dos professores e gestores tem como IES global a PUC-SP e IES local a UFMT como parceiras no programa, que, juntamente com os CEFAPROS - Centro de Formação dos Profissionais da Educação e NTMs - Núcleo de Tecnologia Municipal fomentarão a formação dos profissionais das escolas contempladas com o Programa.
Os professores formadores da UFMT  Valtrícia e Carlos ficaram satisfeito com a excelente nível de conhecimento dos professores na área de informática, no quesito TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) e elogiaram a escola quanto a organização e ao clima escolar. “Em cada parte desta escola é visível a preocupação de vocês com o ensino de qualidade, tanto da mantenedora (SEMEC),(Secretaria Municipal de Educação e Cultura) quanto de toda a equipe da escola. Cada ação de vocês, nos deixa claro o porquê da surpreendente melhoria no Ideb.”-ressaltou Valtrícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ A SUA OPINIÃO....