sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salário Educação
O que é

O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações educacionais. Definido pela Constituição (art. 212, parágrafo 5º) como fonte adicional de financiamento da educação básica pública, o salário-educação é contribuição social recolhida pelas empresas e corresponde a 2,5% calculados sobre o total de remunerações pagas ou creditadas a qualquer título, aos empregados segurados (art. 15, Lei 9.424/96). Instituído como contribuição social e não imposto, os recursos do salário-educação não podem ser considerados para cálculo dos 25% da receita de impostos para despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). 

 ESTADOS QUE RECEBEM COMPLEMENTAÇÃO

Veja a TABELA  
Valor anual por aluno estimado, no âmbito do Distrito Federal e dos Estados, e estimativa de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - 2010

Este link é do Ministério da Educação/Universidade Federal de Santa Catarina 
Prolibras - Proficiência em LIBRAS

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UM BARQUINHO...
DESCULPE-ME
GANSOS E PATÊS
PENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA SURDOS NO AEE
QUE METODOLOGIA PODEMOS USAR  PARA ENSINAR A LIBRAS?

Com o avanço das tecnologias e dos meios de comunicação, o acesso à informação está cada dia mais fácil, o que tem contribuído significativamente para o ensino e a aprendizagem dos alunos surdos. Assim, podemos afirmar que as novas tecnologias da informação e da comunicação são recursos valiosíssimos quando se pretende sistematizar uma metodologia de trabalho com os alunos surdos.
Durante o planejamento das atividades especializadas, é necessário ter sempre em mente a priorização da questão visual; por isso, este é o melhor canal a ser privilegiado durante as atividades a serem realizadas no AEE, pois os sujeitos surdos possuem a percepção visual muito aguçada. Portanto, ao desenvolver suas atividades selecione e priorize vídeos, páginas de internet, blogs, comunidades virtuais, e-mail, chat, webcam, escrita de Língua de Sinais, mensagens de celular, retroprojetores e TV, pois essas ferramentas tecnológicas oportunizam a participação dos alunos e os motivam a interagir.
Como Ferramenta Pedagógica para o ensino de alunos surdos, indicamos a utilização da Libras como recurso de comunicação, ensino e avaliação. Para que o processo de ensino de Libras seja mais prático, sugerimos que o retroprojetor, o datashow e demais equipamentos que projetam a imagem sejam utilizados, pois são recursos que facilitam a aprendizagem da Língua de Sinais e dos conteúdos que se precisa ensinar.
Atualmente existem bons DVDs com histórias infantis em Língua de Sinais que facilitam o aprendizado. Por meio de histórias comuns, tais como os três ursos e o patinho feio, podem-se desenvolver estratégias de ensino da língua de sinais que cativam o aluno e convida-o à interação. Para conhecer essas e outras histórias, acesse o sítio da arara azul para selecionar material para suas aulas: http://www.editora-arara-azul.com.br/estudos2.pdf
Outra forma de explorar a literatura com os alunos surdos é possibilitar-lhes a criação de histórias em que eles próprios utilizem os recursos tecnológicos. Que tal aprender a criar histórias para crianças surdas?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010


Apresentação da Abertura da Semana da Pátria, em frente a Prefeitura Municipal, com a participação de todas as escolas de Água Boa.
Nossa Escola contou com a participação do 2º Ano Matutino da Professora Elisângela, que apresentou o poema: Pátria. Veja as fotos