PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA
ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO
Av: A Nº 145 Bairro Cristalino I – Fone: 3468 – 2366
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
LER PARA CRESCER...
ESCREVER PARA APRENDER
Água Boa,2014
Escola Municipal Cristalino
Diretor: Ricardo Mazureki
Coordenadora Pedagógica: Eva Vilma Boessio Fernandes
Professor responsável pela elaboração do projeto: Eva Vilma Boessio Fernandes
Professores responsáveis pela execução do projeto:
Aparecido Jesus Quevedo
Beatriz Muller
Bruna Alvarenga
Chaiane Geib
Divina Pereira de Araújo
Eleuza Dantas Pimenta
Lilia Aparecida Oliveira
Mary Zanandreia Pereira Simitam
Nubia Maria Leite de Souza
Suelaine Leite Souza Vieira
Rosimeire Martins Guimarães
Fernando Soares do Santos Neto
Fabio Weling
Sebastiana da Penha Xavier
Beatriz Muller
Bruna Alvarenga
Chaiane Geib
Divina Pereira de Araújo
Eleuza Dantas Pimenta
Lilia Aparecida Oliveira
Mary Zanandreia Pereira Simitam
Nubia Maria Leite de Souza
Suelaine Leite Souza Vieira
Rosimeire Martins Guimarães
Fernando Soares do Santos Neto
Fabio Weling
Sebastiana da Penha Xavier
Público alvo: alunos do jardim ao 8ªano
Período da realização do projeto: todo ano letivo de 2014.
Introdução
O projeto de leitura e escrita é fundamental para a organização da prática de ensino de Língua Portuguesa. Organizamos este projeto prevendo a elaboração de um produto final, voltado a um público interno e externo. Esse é um aspecto importante para a aprendizagem de Língua Portuguesa, pois quando se produz textos para interlocutores com os quais não se tem relações de grande familiaridade, é necessário definir explicitamente a imagem que se tem do interlocutor pretendido, para adequar o texto a ele. Da mesma forma, também é necessário definir as condições nas quais o texto circulará.
Essa habilidade de antecipar a imagem do leitor e as demais condições de circulação e divulgação do texto — em que gênero será organizado, para qual leitor, com qual finalidade, em que portador, em que esfera de comunicação — é fundamental no processo de escrita.
Quando se escreve para o professor, para o colega de classe, ou, ainda, para os pais, há a possibilidade de esclarecimento do leitor durante o processo de leitura do produto final, já que a leitura, nessa situação, será feita na presença física do produtor do texto.
Quer dizer, os leitores poderão solicitar esclarecimentos sobre o texto diretamente ao escritor, dispensando-o da tarefa de antecipação das imagens e adequação do texto a elas. Sendo assim, o texto produzido resulta numa interlocução mais efetiva.