sexta-feira, 30 de julho de 2010


Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.

Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado.

Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com Blocos de Construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo cantando músicas.

Para considerar o tempo de aprendizagem do aluno o professor precisa obrigatoriamente conhecer os diferentes estilos de aprendizagem. Estilo de aprendizagem é o método que o aluno usa  para construir conhecimento, ou seja,  é a maneira que ele se comporta durante o aprendizado. Existem sete estilos de aprendizagem reconhecidos cientificamente: 
1.   Físico : o  aluno usa muito a expressão corporal, não param quietos, pois usam o corpo e movimento para aprender;
2.   Interpessoal :O individuo é muito extrovertido suas relações são exploradas e focadas para a aprendizagem, aprendem nas relações estabelecidas;
3.   Intrapessoal :são os introspectivos, aprendem mais e melhor quando calados e voltados para dentro de si mesmo;  
4.   Linguístico :aquele que se expressa e aprende melhor usando as palavras, são os alunos falantes;
5.   Matemático :Os que usam mais o pensamento - raciocínio lógico para aprender, pensam e resolvem  tudo matematicamente; 
6.   Musical:  se interessam mais por sons  e música;
7.   Visual : exploram mais o aspecto visual das  coisas, são aqueles que necessitam de estímulos visuais para aprender;


Para exemplificar melhor, conhecendo o Estilo de Aprendizagem da criança você, ou o professor dela, estarão aptos a criarem programas educacionais que serão mais personalizados, mais motivantes e significativos no que diz respeito a eficácia e assim com resultados muito melhores.

Crianças adquirem conhecimento e absorvem o que aprenderam quando aquele assunto ou habilidade em jogo é ensinado a elas de um modo que há empatia entre a mesma e o tema abordado. Descobrir o Estilo de Aprendizagem da criança é descobrir como ensinar-lhe com mais eficiência e resultados.

Professores tem usado o Conceito de Estilos de Aprendizagem por muitos anos. Enquanto nem todos os educadores usam o termo Estilos de Aprendizagem, muitos no campo da educação sabem que acontecem maravilhosas experiências educacionais, quando ensinam às crianças com uma boa variedade de abordagens diferenciadas.

Eis porque existem tantas Canções, Jogos, Quebra-cabeças, Atividades e Livros disponíveis para ajudar a ensinar quase qualquer coisa. Não importa como a criança aprende melhor, existirão sempre recursos disponíveis para ajudar você a ensinar-lhe do modo mais adequado a ela.

 Muitas teorias tem sido desenvolvidas nos campos da Educação e Psicologia para explicar como as pessoas pensam e aprendem. Um desses teóricos é o Dr. Howard Gardner, Psicólogo da Universidade de Harvard.

Em seu livro publicado em 1983, "Frames of Mind: The Theory of Multiples Intelligences", ele especula que os indivíduos não possuem uma inteligência fixa, mas pelo menos sete diferentes modos de aprender que podem ser desenvolvidos ao mesmo tempo.
Cada indivíduo está apto a usar todos estes diferentes métodos durante seu aprendizado, portanto todas as pessoas são capazes de usar todos os Estilos de Aprendizagem. No entanto, o mais comum é que a pessoa tenha um ou dois Estilos que trabalham melhor para ela quando estão aprendendo. Assim, há o Estilo primário (o dominante) e o secundário.
Para um resultado mais eficiente durante seu aprendizado, é recomendado uma abordagem em cima do Estilo de Aprendizagem predominante. Mesmo assim, as crianças deverão ter diferentes oportunidades para usar o Estilo dominante, como também para trabalhar no desenvolvimento de outros Estilos.