sábado, 4 de setembro de 2010

Doenças Infantis que podem causar perda auditiva
Doenças na infância, como as viroses (sarampo, caxumba e meningite), a febre tifóide e a difteria, grave, capaz de se manifestar de repente, durante a doença. Felizmente, só um número reduzido de pessoas portadoras dessas doenças desenvolve um problema auditivo. Perder audição por causa do vírus da caxumba é pouco comum, pois ele geralmente afeta apenas um ouvido, enquanto o outro permanece perfeitamente normal. O vírus da rubéola pode chegar a comprometer o desenvolvimento dos ouvidos do bebê ainda no útero. Os problemas surgem somente se a infecção bacteriana ou viral atacar a cóclea ou o nervo auditivo.
Meningite 
A meningite causa inflamação da membrana que envolve o cérebro. Além dessa infecção atingir a garganta, o nariz e os ouvidos, pode destruir o órgão  Corti e o nervo auditivo.

Leia este link. É uma excelente matéria à cerca do tema surdez, com bom nível de informação

OS ÓRGÃOS DO APARELHO AUDITIVO E SEU FUNCIONAMENTO

sexta-feira, 3 de setembro de 2010


UMA ABORDAGEM CRÍTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O quadro abaixo propõe, mesmo de forma esquemática, fazer a distinção entre o conceito clínico de surdez e de pessoa surda e do conceito sócio-antropológico de surdez e de pessoa surda.
Conceito clínico-terapêutico de surdez e de pessoa surda
Conceito sócio-antropológicos de surdez e de pessoa surda
- Surdez é a redução ou ausência da capacidade para ouvir total ou parcialmente sons devido a problemas que afetam o aparelho auditivo.
- deficiência auditiva é uma perda uni ou bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
- Deficiência auditiva De caráter permanente ou transitório a diminuição da capacidade auditiva em graus e intensidade distintas.
- Incapacidade ou dificuldade transitória ou definitiva, estacionária ou progressiva, de ouvir sons.
- inabilidade ou dificuldade para ouvir sons específicos, da fala humana e/ou ambientais.
- incapacidade de ouvir que gera a ausência natural da fala.
- o modelo linguístico da pessoa com deficiência auditiva é o ouvinte.
- a pessoa com deficiência auditiva vive entre ouvintes e lhe é indicado para a melhoria de suas condições de comunicativas e de vida a prótese auditiva.
- Surdez não é marcada pela falta, mas pela presença do olhar.
- Marca primordial que caracteriza os integrantes da comunidade surda e os diferencia de outras comunidades não surdas.
- as pessoas surdas são usuárias de língua de sinais, no caso em questão dos surdos brasileiros são usuários de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
- As pessoas surdas se autodeclaram como surdas e como pertencentes a uma comunidade surda.
- As pessoas surdas possuem como primeira língua a língua de sinais. O português é a segunda língua dos surdos brasileiros.
- A pessoa surda integra a comunidade surda.
- O modelo linguístico cultural dos surdos é o próprio surdo.
- A pessoa surda deve estar em contato com outras pessoas surdas o mais cedo possível para que tenha acesso a comunicação visual.