sexta-feira, 27 de maio de 2011

Escola Municipal Cristalino
Aluno (a)_____________Professora_____Data___
REVOLUÇÃO FRANCESA
1.   Reflita. Na vida cotidiana, liberdade, igualdade e fraternidade são princípios garantidos?
2.   Assinale a alternativa correta.
Na França,o governo era absolutista. Mas quem governava?
(  ) O rei          (   ) O presidente
3.   A sociedade francesa foi dividida em três estados. Qual dos três a alta burguesia tinha interesse ligados a bancos e por isso só reunia profissionais liberais? Por quê ?
4.   Saus culottes eram exatamente o que?
5.   Se no século XVIII a população da França era basicamente do campo e a economia era agricultura, porque a fome e a miséria espalharam pelo o país? 

quarta-feira, 25 de maio de 2011






100 Anos de Liberdade - Realidade Ou Ilusão?

Dudu Nobre

Composição : Hélio Turco, Jurandir e Alvinho

Será...
Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu

Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil

Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela

Sonhei....
Que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção

Senhor..
Eis a luta do bem contra o mal
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial

O negro samba
Negro joga capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira



Com a turma do 3º ano vespertino foi trabalhada a letra da música acima citada. Em um primeiro momento um aluno leu a letra da musica para os demais, depois foi feito um comentário sobre qual mensagem a letra quer nos passar, e por fim os próprios alunos fizeram a sua propria interpretação, registrando em um texto.



Professoras: Eleuza Pimenta, Angélica e Celir