A ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO FOI ENTREGUE A COMUNIDADE EM 14 DE FEVEREIRO DE 1999. NA ÉPOCA A ESCOLA ATENDIA DA PRÉ-ESCOLA A 4ª SÉRIE COM UMA MÉDIA DE 100 ALUNOS. COM O PASSAR DOS ANOS, A ESCOLA CHEGOU A TRABALHAR COM QUASE 500 ALUNO ATENDENDO ATÉ O 9º ANO. ATUALMENTE ATENDEMOS DO JARDIM AO 7º ANO. PARA OS PRÓXIMOS ANOS, A ESCOLA SÓ IRÁ ATENDER A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DOIS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
MÓDULO IV - PROFESSORES: DIVINA, NÚBIA, SUELAINE E RICARDO
CAPOEIRA: da arte negra a esporte branco
A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística - mistura de luta e dança - que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Essa dança ou artes maciais sofreu duras perseguições, sob a forma de Capoeira Angola. Com o sofrimento das perceguições o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo o Brasil, chegando até a outros países.
Vale ressaltar que a cultura popular negra, a religião e o jogo/luta/dança, para serem legitimadas e integradas ao sistema, precisaram perder várias das características que lhes são próprias, em virtude de sua origem étnica, para adquirirem outros traços que as tornem mais aceitáveis aos olhos das classes dominantes. Podemos então interpretar o aparecimento da Capoeira Regional como um "embranquecimento" da Capoeira tradicional (Angola).
Assinar:
Postagens (Atom)