terça-feira, 17 de maio de 2011

MÓDULO IV - PROFESSORES: DIVINA, NÚBIA, SUELAINE E RICARDO

CAPOEIRA: da arte negra a esporte branco
   
A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística - mistura de luta e dança - que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Essa dança ou artes maciais sofreu duras perseguições, sob a forma de Capoeira Angola.  Com o sofrimento das perceguições o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo o Brasil, chegando até a outros países.
Vale ressaltar que a cultura popular negra, a religião e o jogo/luta/dança, para serem legitimadas e integradas ao sistema, precisaram perder várias das características que lhes são próprias, em virtude de sua origem étnica, para adquirirem outros traços que as tornem mais aceitáveis aos olhos das classes dominantes. Podemos então interpretar o aparecimento da Capoeira Regional como um "embranquecimento" da Capoeira tradicional (Angola).

A
 Portanto, mesmo que a Capoeira ou "arte marcial brasileira" tenha sido renegados os elementos negros que inicialmente as caracterizavam e sofrido com as transformações, ele ainda ser integrada ao sistema e legitimada.
 O estigma, no entanto, não foi completamente eliminado. Uma crescente burocracia, através de federações cujos dirigentes são, em geral, brancos, tentaram acabar com a capoeira. Mas estas, embora modificadas, ainda têm em seus praticantes individuais grande parte do caráter popular que lhes deu origem e resistem a encaixar-se nos rígidos moldes que lhes impõe o sistema.

 Atividade trabalhada com os alunos da 8ª/9° ano
legitimação social da Capoeira, já não é mais considerada uma prática de marginais, mas começa a ser valorizada como luta e também como uma tradição cultural brasileira. Junto com a legitimação, nasce o processo de descaracterização diminuindo o ambiente que lhe deu origem e associando como  meio popular, passanda a ser praticados em recintos fechados como escolas. Assim a Capoeira se "folcloriza". Em vez de se impor como uma manifestação cultural popular, com características próprias, apresenta-se como imagem alterada, objetivando impressionar atraves de seus gingados todos aqueles que curtem, ou seja, todos que gostam da Capoeira do Brail.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ A SUA OPINIÃO....