CAPOEIRA: da arte negra a esporte branco
A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística - mistura de luta e dança - que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Essa dança ou artes maciais sofreu duras perseguições, sob a forma de Capoeira Angola. Com o sofrimento das perceguições o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo o Brasil, chegando até a outros países.
Vale ressaltar que a cultura popular negra, a religião e o jogo/luta/dança, para serem legitimadas e integradas ao sistema, precisaram perder várias das características que lhes são próprias, em virtude de sua origem étnica, para adquirirem outros traços que as tornem mais aceitáveis aos olhos das classes dominantes. Podemos então interpretar o aparecimento da Capoeira Regional como um "embranquecimento" da Capoeira tradicional (Angola).
A
Portanto, mesmo que a Capoeira ou "arte marcial brasileira" tenha sido renegados os elementos negros que inicialmente as caracterizavam e sofrido com as transformações, ele ainda ser integrada ao sistema e legitimada.
O estigma, no entanto, não foi completamente eliminado. Uma crescente burocracia, através de federações cujos dirigentes são, em geral, brancos, tentaram acabar com a capoeira. Mas estas, embora modificadas, ainda têm em seus praticantes individuais grande parte do caráter popular que lhes deu origem e resistem a encaixar-se nos rígidos moldes que lhes impõe o sistema.
Atividade trabalhada com os alunos da 8ª/9° ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DÊ A SUA OPINIÃO....