quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TABELA - USO DO HÍFEN
Mistura Cultural


 Por Coraci Machado Araújo

Água Boa é nossa
Nos acolheu nesta comunidade
Aqui vive o povo da roça
Unido ao povo da cidade!


Paulistas, gaúchos, mineiros e goianos
Aqui tudo é igual
E nesses 30 anos
Produziram nossa riqueza cultural!

Forró, rasqueado e vanerão
São nossos ritmos miscigenados
Que dos gaúchos balança o coração
E os faz apaixonados
Provoca os mato-grossenses
E deixa os goianos afogueados!


Na cultura aguaboense todos são bem-vindos
Da cordialidade dos paulistas
À alegria baiana
A sinceridade de um menino
À cultura cuiabana!

Uma roda de capoeira
Todo mundo aprecia
Passou do povo nordestino a cultura brasileira
Dos escravos o destino, o gingado e a alegria!

Nos eventos culturais
O povo balança o chão aguaboense
Fazem das praças seus quintais
E sua casa, o solo mato-grossense!

Na música sertaneja
No rasqueado cuiabano
Na dança gauchesca
Ou no forró lá de Goiás
A paixão é verdadeira
O povo dança a noite inteira
E sempre quer mais!

Nossa mistura cultural
Fechou como uma luva com as regiões frias
Aclimatando nosso verão tropical
Com chimarrão, café, carnaval e folia!

Assim os bailes são mais quentes
Os namoros mais apressados
O povo vive contente
E os casais apaixonados!


Água Boa é a cidade anfitriã
Dos artistas da terra
Tem a força de um talismã
Adicionada a paz, nunca a guerra!

Quem vem não quer voltar
Quem vai sente saudades
Quem nunca veio quer se achegar
No coração desta cidade!


domingo, 5 de dezembro de 2010

CAPACITAÇÃO UCA - Um Computador por aluno

Os critérios para avaliar a escrita do aluno surdo

Os diferentes estudos já realizados neste âmbito e de dados colhidos na área da surdez, pode-se sistematizar algumas das principais características da escrita, valendo da análise de diversos textos de alunos surdos, em diferentes níveis de escolarização. Exemplificando casos mais comuns, considerados problemáticos nas produções escritas:

ORTOGRAFIA: geralmente, a escrita dos surdos apresenta boa incorporação das regras ortográficas, facilitada por sua excelente capacidade visual para memorização das palavras, exceto nas questões de acentuação – que dependem do domínio da tonicidade à oralidade (entonação, ritmo, fluxo da fala, etc.), ambos os processos dependentes da audição. O que poderá acontecer é que, por memorizar as palavras em sua globalidade e não a partir de sua estrutura fonética, aconteçam trocas nas posições das letras, tais como:
Frime (firme) Barisl (Brasil)
froi (frio) perto (preto)