sábado, 15 de agosto de 2015

TRÊS PORQUINHOS

PLANEJAMENTO DE AULA

CONTEÚDO
Leitura de historinha – Três Porquinhos;
Interpretação oral;
Contagem numérica;
Conjuntos  e numerais.

OBJETIVO GERAL
Favorecer o contato com textos de qualidade literária, momentos de prazer em grupo e hábito de escutar histórias para enriquecer o imaginário infantil.
Estimular a linguagem oral, desenvolver a imaginação, a fantasia, o prazer de ler, compreender e interpretar.
METODOLOGIA
Primeiro momento
Ø  Afastar as cadeiras para deixar espaço na sala de aula;
Ø  Colocar os alunos deitados no chão afastados para evitar se necessário a interrupção da historinha;
Ø  Deixá-los relaxados e a vontade;
Ø  Ler a historinha dramatizando-a, depois recontar enfatizando as figuras;
Ø  Fazer perguntas como: Quantos porquinhos tem a historinha? Quantas casinhas? Por que o primeiro porquinho quis fazer a casinha de palha? A de pau e o porquê o terceiro porquinho fez a casinha de alvenaria? Por onde o lobo entrou para atacar os porquinhos? O que aconteceu com o lobo? Para onde ele foi?
 Segundo momento
Ø O segundo momento vem com Matemática. Foi feito um dado com dobraduras de papel colorido e em suas faces colocado os três porquinhos. Um com chapéu e gravata, outro só com chapéu e o outro só com gravata. E as três casinhas de acordo com a historinha.
Ø   Com os alunos sentados no chão e em círculos, desenhar os três porquinhos e as três casinhas no quadro. Pode ser no alcance dos alunos. Pegar o dado e jogar no chão de forma que todos vêem a face que ficou para cima. Exemplo: casinha de palha. Ir até o quadro ou mandar um aluno colocar um pauzinho (  I  ) para cada jogada. No final, colocar o aluno fazer a contagem e enumerar.

Ø Fotografar e montar slides para apresentar no curso e posteriormente para os alunos.

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Laptop - Jogos Tux. 
Crianças de 5 anos da turma do Pré II sem nenhuma dificuldade para acessar o programa Paint Tux e jogar vários jogos que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

DISCIPLINA: Natureza e Sociedade
CONTEÚDO: Respeito e preservação do ambiente escolar
TURMA: Pré II
OBJETIVO GERAL: Aprender a respeitar o trabalho das pessoas e entender o quanto é importante manter o ambiente escolar sempre limpo.
METODOLOGIA

Contextualizar a aula de forma simples e clara. Ir ao pátio da escola e recolher quaisquer tipos de lixo desde papel de bala. Mostrar na pratica para o aluno que “lugar de lixo é no lixo”, enfatizando que no pátio da escola ou em nosso quintal não pode ter lixo, pois além da poluição visual ainda colabora para o surgimento de doenças. OBS: Embora a Escola Cristalino é muito bem cuidada, inclusive o pátio, ainda encontramos lixo. 

EU E MINHA FAMÍLIA

DISCIPLINA: Natureza e Sociedade
CONTEÚDO: Família
TURMA: Pré II
OBJETIVO GERAL: Conhecer a estrutura familiar da turma e com quem vive – mora – no momento.
METODOLOGIA
Primeiro passo: Fazer uma legenda com pessoas que em alguns casos podem viver numa mesma casa e compor uma família. Recortar pequenos retângulos de papeis coloridos. Para cada membro, uma cor. Completar a legenda com as cores que representa o componente. Recortar também as casinhas que faz parte da colagem.
Segundo passo: Contextualizar a aula de forma simples, enfatizando que a idéia principal de família é pai, mãe e filhos, mas que há algumas famílias que moram outras pessoas juntas, como: avós, tios, primos, padrasto e madrasta.
Terceiro passo: Colar numa folha A4 a casinha e a legenda. Os pequenos papeis coloridos vão ser colados sobre a casinha. Entregar a cor verde para cada aluno, pois essa cor representa ele mesmo, deixá-lo calar onde eles preferir desde que seja sobre a casinha. Continuar a atividade perguntando, quem mora junto com a mamãe ou madrasta e entregar a cor correspondente e assim com todos os componentes da família.  Depois que todos estiver com seus papeizinhos, ajudá-los colar, lembrando que eles podem colar onde quiser sobre a casinha.

Quarto passo: Expor as atividades na sala de aula.