sábado, 15 de agosto de 2015

TRÊS PORQUINHOS

PLANEJAMENTO DE AULA

CONTEÚDO
Leitura de historinha – Três Porquinhos;
Interpretação oral;
Contagem numérica;
Conjuntos  e numerais.

OBJETIVO GERAL
Favorecer o contato com textos de qualidade literária, momentos de prazer em grupo e hábito de escutar histórias para enriquecer o imaginário infantil.
Estimular a linguagem oral, desenvolver a imaginação, a fantasia, o prazer de ler, compreender e interpretar.
METODOLOGIA
Primeiro momento
Ø  Afastar as cadeiras para deixar espaço na sala de aula;
Ø  Colocar os alunos deitados no chão afastados para evitar se necessário a interrupção da historinha;
Ø  Deixá-los relaxados e a vontade;
Ø  Ler a historinha dramatizando-a, depois recontar enfatizando as figuras;
Ø  Fazer perguntas como: Quantos porquinhos tem a historinha? Quantas casinhas? Por que o primeiro porquinho quis fazer a casinha de palha? A de pau e o porquê o terceiro porquinho fez a casinha de alvenaria? Por onde o lobo entrou para atacar os porquinhos? O que aconteceu com o lobo? Para onde ele foi?
 Segundo momento
Ø O segundo momento vem com Matemática. Foi feito um dado com dobraduras de papel colorido e em suas faces colocado os três porquinhos. Um com chapéu e gravata, outro só com chapéu e o outro só com gravata. E as três casinhas de acordo com a historinha.
Ø   Com os alunos sentados no chão e em círculos, desenhar os três porquinhos e as três casinhas no quadro. Pode ser no alcance dos alunos. Pegar o dado e jogar no chão de forma que todos vêem a face que ficou para cima. Exemplo: casinha de palha. Ir até o quadro ou mandar um aluno colocar um pauzinho (  I  ) para cada jogada. No final, colocar o aluno fazer a contagem e enumerar.

Ø Fotografar e montar slides para apresentar no curso e posteriormente para os alunos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ A SUA OPINIÃO....