terça-feira, 17 de junho de 2014



     PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA
ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO
       Av: A  Nº 145 Bairro Cristalino I – Fone: 3468 – 2366








PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

LER PARA CRESCER...
ESCREVER PARA APRENDER




     


Água Boa,2014 

Escola Municipal Cristalino
Diretor: Ricardo Mazureki
Coordenadora Pedagógica: Eva Vilma Boessio Fernandes
Professor responsável pela elaboração do projeto: Eva Vilma Boessio Fernandes
Professores responsáveis pela execução do projeto:

Aparecido Jesus Quevedo
Beatriz Muller
Bruna Alvarenga
Chaiane Geib
Divina Pereira de Araújo
Eleuza Dantas Pimenta
Lilia Aparecida Oliveira
Mary Zanandreia Pereira Simitam
Nubia Maria Leite de Souza
Suelaine Leite Souza Vieira
Rosimeire Martins Guimarães
Fernando Soares do Santos Neto
Fabio  Weling
Sebastiana da Penha Xavier

Público alvo: alunos do jardim ao 8ªano
Período da realização do projeto: todo ano letivo de 2014.


Introdução


O projeto  de leitura e escrita é fundamental para a organização da prática de ensino de Língua Portuguesa. Organizamos  este projeto prevendo a elaboração de um produto final, voltado a um público interno e externo. Esse é um aspecto importante para a aprendizagem de Língua Portuguesa, pois quando se produz textos para interlocutores com os quais não se tem relações de grande familiaridade, é necessário definir explicitamente a imagem que se tem do interlocutor pretendido, para adequar o texto a ele. Da mesma forma, também é necessário definir as condições nas quais o texto circulará.
Essa habilidade de antecipar a imagem do leitor e as demais condições de circulação e divulgação do texto — em que gênero será organizado, para qual leitor, com qual finalidade, em que portador, em que esfera de comunicação — é fundamental no processo de escrita.
Quando se escreve para o professor, para o colega de classe, ou, ainda, para os pais, há a possibilidade de esclarecimento do leitor durante o processo de leitura do produto final, já que a leitura, nessa situação, será feita na presença física do produtor do texto.
Quer dizer, os leitores poderão solicitar esclarecimentos sobre o texto diretamente ao escritor, dispensando-o da tarefa de antecipação das imagens e adequação do texto a elas. Sendo assim, o texto produzido resulta numa interlocução mais efetiva.


Justificativa

         “A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso segurança e à escrita exatidão.” (Francis Bacon)

         Nas duas últimas décadas a pesquisa a respeito dos processos de aprendizagem da leitura vem mostrando as dificuldades encontradas nas crianças no desenvolvimento da leitura na idade infantil. Essa constatação pôs em xeque uma antiga crença, na qual a escola apoiava suas práticas de ensino, e desencadeou uma revolução conceitual, uma mudança de paradigma. Estamos passando por esse momento, com as vantagens e prejuízos que caracterizam um período de transição, de transformação de ideias e práticas cristalizadas ao longo de muitos anos.
            Baseada nestas abordagens, procuramos refletir e buscar encontrar possibilidades de novas alternativas, visando apresentar orientações metodológicas que possam garantir momentos prazerosos para a criança no contato com textos de gêneros diversificados, pois é inegável a importância da leitura dentro de um contexto social na formação completa do ser humano, nesse processo, busca-se equilíbrio entre o desenvolvimento da inteligência e a afetividade, entre a reação e a emoção, entre o útil e o agradável.
Através da leitura o ser humano consegue se transformar para o conhecimento, explorá-lo, decodificar os sentimentos e emoções que a cercam e adicionar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que promovam e concretizem os conhecimentos expressivos de seu processo de aprendizagem.
            É de conhecimento de todos os educadores que a escola é o caminho certo quando se fala em processo ensino-aprendizagem, tendo em vista o compromisso que ele exerce perante a sociedade, por isso temos o compromisso de apresentar um plano que vá proporcionar aos educandos mais maturidade no exercício da escrita e leitura que vá de encontro com as necessidades das suas aplicações e usos no seu dia a dia.
        Precisamos exercer um papel mediador, daí a necessidade de conhecermos os mecanismos, para daí tornar fácil a caminhada dos nossos alunos.
         Caminhando nesse rumo, nós, professores alfabetizadores e todos profissionais dessa instituição de ensino propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler, visto que ela é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.



 

Objetivo Geral



                   Desenvolver habilidades relacionadas, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma na formação de valores e para a construção da cidadania.



Objetivos específicos


Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura de livros, de jornal, de revistas.
Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
     Desenvolver no aluno, através da leitura, a compreensão, a interpretação e a produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade.
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.
Trabalhar a leitura informativa, prazerosa, intertextual, comunicativa, transmissiva.
Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever
Possibilitar a vivencia de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação
Grafar as palavras corretamente.

 

Metodologia e Plano de ação


         Esse projeto será desenvolvido no decorrer deste ano letivo, com atividades diferenciadas que despertem a curiosidade e o prazer pela leitura e pela produção textual.


       1)Troca-troca de leitura – leitura individual  seguida de relato oral e/ou sobre o texto lido. Pode ser preparado um palco para essa atividade.
2)Cantinho de leitura – Num canto da sala fica à disposição dos alunos uma estante com livros para os alunos lerem e compartilharem com os colegas as leituras.
3)Contando histórias – Contar para as crianças que estão sentadas em circulo ou deitadas sobre um tapete colorido, debruçadas sobre almofadas, mais de 1 vez as histórias diversificadas (contos de fadas). Após algum tempo, as crianças se apropriam do papel de “leitores”, olhando as letras e “lendo” as figuras para os colegas de classe.
         Após conhecerem a história as crianças dramatizam-na, escolhendo os papeis. Ou representam por meio de linhas, rabiscos a historia que ouviram.
4)Pequenos-leitores- grandes escritores – Disponibilizar livros, revistas e outros materiais de leitura na sala, incentivar a escolher um para ler, depois pedir que algumas crianças partilhem o que leram por meio de cartas pessoais.
5)Diário de Bordo – Uma vez por semana(ano todo)os alunos levarão um livro literário (PACTO) para casa com a intenção de os pais realizarem a leitura com seus filhos, incentivando e estimulando seus filhos para a prática de leitura. Posteriormente, conforme as crianças forem ampliando seus conhecimentos, irão realizar a leitura dos livros  sozinhos, criando maturidade, independência e autonomia.
6)Música e leitura – trabalhar a letra da música, leitura do texto e a melodia.
7)Recital de poesias – Apresenta aos alunos o autor e suas obras. O aluno escolhe uma e lê de modo a recitá-la. Após o professor solicita uma produção poética baseada
8)Propaganda de leitura – O professor leva para a sala de aula textos de gêneros jornalísticos (crônica jornalística, noticia, reportagem, editoral, etc). Trabalha individual cada um, apresentando suas características.  O texto trabalhado na semana servirá de base para lerem outros do mesmo gênero para produzirem depois.
9)Sexta escrito-literária – Essa atividade é desenvolvida no decorrer do ano em 4 etapas:
1ªbimestre - A professora conta histórias (livros literários infantis). Ela faz leitura de imagens, interpretação dos desenhos numa roda de bate-papo.
2ª bimestre – Realizar a contação de histórias de diferentes formas. (Textos que envolvem questões)
3ªbimestre – Confeccionar 1 livro no qual a criança tem o papel de ilustrador.
4ªbimestre – Confeccionar 1 livro no qual a criança exerce o papel de autor.
10)Gibiteca ambulante – cada professor recebeu uma sacola com vários gibis para lerem com os alunos em dias alternados, além de trabalharem as características desse gênero.
11)Leitura instrucional – Ler com os alunos textos instrucionais (textos que apresentam regras e regulamentos de modalidades esportivas) fornecendo elementos significativos para sua compreensão.
12)Leitura corporal – Fazer a leitura de gestos de cada manifestação, de movimentos em atividades reais à vista dos alunos ajudando a interpretá-los.
13)Recontando histórias com ilustração – essa atividade é dividida em quatro momentos:
1º) O professor lê a historinha para pausadamente para os alunos, dramatizando-a.
2º)Mostrar para os alunos as imagens da história que leu, enfatizando o que for importante.
3º)Ilustrar a história com base no que viu e entendeu naturalmente.
4º)Junto com o aluno, escrever o nome dos desenhos que ele desenhou.
14)Jornal da Escola –  Alunos juntamente com seu respectivo professor produzirão textos (poemas, poesias, paródias e outros) para publicarem no jornal. Além disso farão pesquisa sobre piadas, informações sobre esporte, saúde, educação,etc). Esse jornal será distribuído na comunidade a cada 2 meses.


  




Avaliação


A avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através de conversação diária, da observação de mudanças de atitudes, de registros da rotina de atividades e de registros da rotina de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites interferindo sempre que precisam de ajuda. Nessa interação, poderemos descobrir que tipos de leitura agradam mais: se o aluno consegue construir significado do texto, se é capaz de perceber emoções expressas pelos autores, se após suas leituras, estabelecem diálogo e trocam informações, se mantém interesse pelo projeto, se produz textos narrativos, informativos, descritivo, argumentativos, poéticos, além de poemas e poesias sempre obedecendo à estrutura de cada gênero.
O ato de avaliar é contínuo e contínuas deverão ser dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência do projeto.



Conclusão


Como já tive oportunidade de explicitar ao longo deste texto, acredito que a escola deve garantir um trabalho competente de leitura que também incorpore sua dimensão lúdica.
É preciso encontrar tempo e espaço para a vivencia de momentos de “ler por ler, ler par si mesmo, sem outra finalidade que a de sentir o prazer de ler”(SOLÉ, 1995), em todos os níveis da escolaridade.
Por isso, a equipe escolar organizou e desenvolveu as propostas aqui apresentadas, que valorizam e priorizam de fato essa dimensão da leitura, garantindo-lhe um amplo numero de horas na rotina escolar e cuidando da qualidade das intervenções e desafios a ela relacionados. Acreditamos que são essas as condições que fazem a diferença na evolução do aluno, em termos da frequência e intensidade com que se relaciona com o livro e a leitura, e que nos permitem, como escola, ir além do discurso.
É uma proposta de imersão no universo da literatura, através de um conjunto de modalidades ou experiências da leitura sendo colocadas simultaneamente em prática, da qual não se sai igual nem aluno nem professor. Saem todos melhores: mais letrados, mais sensíveis e mais confiantes de suas capacidades.




                                          Referências Bibliográficas


1)ALVES, Rubem – Ao professor, com meu carinho. Campinas. SP: Verus Editora, 2004
2)FREIRE, Paulo – A importância do ato de ler. 41ª ed. São Paulo. Cortez, 2001.
3)SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação. Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994.
4)SERRÃO, Margarida – Aprendendo a ser e a conviver. 2ªed. – São Paulo: FTD,1999.
5)SOLÉ, Isabel – O prazer de ler. Em: Revista leitura e vida, nº3, Newark/EUA, Associação Internacional da Leitura, 1995.
6)BALDI,Elizabeth – Leitura nas séries iniciais: uma proposta par formação de leitores de literatura – Porto Alegre, Editora Projeto, 2009.



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