CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTEÚDO
Leitura
de historinha – Três Porquinhos;
Interpretação
oral;
Contagem
numérica;
Conjuntos
e numerais.
OBJETIVO
GERAL
Favorecer o contato com textos de
qualidade literária, momentos de prazer em grupo e hábito de escutar histórias
para enriquecer o imaginário infantil.
Estimular a linguagem oral, desenvolver a imaginação, a fantasia, o prazer de ler, compreender e interpretar.
METODOLOGIA
Primeiro
momento
Ø Afastar
as cadeiras para deixar espaço na sala de aula;
Ø Colocar
os alunos deitados no chão afastados para evitar se necessário a interrupção da
historinha;
Ø Deixá-los
relaxados e a vontade;
Ø Ler
a historinha dramatizando-a, depois recontar enfatizando as figuras;
Ø Fazer
perguntas como: Quantos porquinhos tem a historinha? Quantas casinhas? Por que
o primeiro porquinho quis fazer a casinha de palha? A de pau e o porquê o
terceiro porquinho fez a casinha de alvenaria? Por onde o lobo entrou para
atacar os porquinhos? O que aconteceu com o lobo? Para onde ele foi?
Segundo momento
Ø O
segundo momento vem com Matemática. Foi feito um dado com dobraduras de papel
colorido e em suas faces colocado os três porquinhos. Um com chapéu e gravata,
outro só com chapéu e o outro só com gravata. E as três casinhas de acordo com
a historinha.
Ø Com os alunos sentados no chão e em círculos,
desenhar os três porquinhos e as três casinhas no quadro. Pode ser no alcance
dos alunos. Pegar o dado e jogar no chão de forma que todos vêem a face que
ficou para cima. Exemplo: casinha de palha. Ir até o quadro ou mandar um aluno
colocar um pauzinho ( I ) para cada jogada. No final, colocar o aluno
fazer a contagem e enumerar.
Ø Fotografar
e montar slides para apresentar no curso e posteriormente para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DÊ A SUA OPINIÃO....