sábado, 9 de outubro de 2010

ALFABETIZAÇÃO COM FUNDAMENTAÇÃO
Professor alfabetizador, ao ensinar leitura e escrita, considere estas falas de Miriam Lemle (2006) "as capacidades que o aluno precisa ter para se alfabetizar são: compreender a idéia de símbolo; discriminar as formas das letras; discriminar os sons da fala; ter a consciência da unidade palavra e a organização da página escrita."
Para Lemle (2006), o alfabetizando deve entender primeiro o que são aqueles risquinhos pretos no papel, o que não é tão simples. Já que a idéia de símbolo é bastante complexa. A correlação entre símbolo e coisa simbolizada é parcial, o que quer dizer que, o fundamento da forma de um símbolo não tem ligação direta com as características da coisa. O segundo ponto é a discriminação das formas das letras. Depois de entender o que são os risquinhos pretos no papel, e que cada um deles equivale a um símbolo da fala, a criança precisa fazer a discriminação das formas das letras.Uma vez que algumas letras do nosso alfabeto são muito parecidas. No terceiro ponto o aluno necessita fazer a discriminação dos sons da fala, ou seja, conscientização da percepção auditiva. As letras simbolizam sons da fala, então é preciso perceber as diferenças lingüísticas proeminentes entre os sons, de maneira que se possa optar pela letra certa para simbolizar cada som. A quarta capacidade que o alfabetizando precisa desenvolver é a consciência da unidade palavra, que acontece naturalmente, sem muitos problemas. (LEMLE, 2006). A quinta e última habilidade é a organização espacial da página "... a idéia de que a ordem significativa das letras é da esquerda para a direita na linha, e que a ordem significativa das linhas é de cima para baixo na página". (IBID, 2006, p.12).



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