domingo, 17 de fevereiro de 2013


Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Prova Brasil
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também conhecida como Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela é realizada a cada dois anos e participam todos os estudantes de escolas públicas urbanas do 5° e do 9º ano de turmas com mais de 20 alunos. A avaliação é dividida em duas provas:Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem. E a Prova deMatemática onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.
Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.
De acordo com a revista Nova Escola, a Prova Brasil é vista como uma caixa-preta:afinal, o que ela avalia e como trabalhar essas competências em sala de aula?
Realizada a cada dois anos, ela avalia habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática.
Utiliza as Matrizes de Referência para a elaboração dos itens - tópicos e descritores - que dão "transparência e legitimidade ao processo de avaliação, informando aos interessados o que será avaliado". 
"...Item é a denominação adotada para as questões que compõem a prova."
"...As matrizes são, portanto, a referência para a elaboração dos itens da Prova Brasil". 
"...De acordo com os pressupostos teóricos que norteiam os instrumentos de avaliação, a Matriz de Referência é o referencial curricular do que será avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos..."
"Essas matrizes têm por referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e foram construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais..."
Habilidade e Competência são amigas inseparáveis e são mencionadas no mesmo documento: 
-Habilidade: plano objetivo e prático do saber fazer. São as capacidades para realizar ações.
-Competência - “capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”. Perrenoud. Ou seja, capacidade de mobilizar conhecimento, valores e decisões para agir em determinada situação.
- Pense...
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência.
Viu? Habilidade e Competência estão sempre juntas!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ A SUA OPINIÃO....