Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Prova Brasil
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também conhecida como Prova Brasil, é uma avaliação criada
em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional
de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um
dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb). Ela é realizada a cada dois anos e participam
todos os estudantes de escolas públicas urbanas do 5° e do 9º ano de turmas com
mais de 20 alunos. A avaliação é dividida em duas provas:Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade
de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem. E a Prova deMatemática onde
é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.
Após
a realização do exame, o Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual
e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.
De acordo com a revista Nova Escola, a Prova Brasil é vista como uma
caixa-preta:afinal, o que
ela avalia e como trabalhar essas competências em sala de aula?
Realizada a cada dois anos, ela avalia habilidades essenciais em Língua
Portuguesa e Matemática.
Utiliza as Matrizes de Referência para a elaboração dos itens - tópicos
e descritores - que dão "transparência e legitimidade ao processo de
avaliação, informando aos interessados o que será avaliado".
"...Item é a denominação adotada para as questões que compõem a
prova."
"...As matrizes são, portanto, a referência para a elaboração dos
itens da Prova Brasil".
"...De acordo com os pressupostos teóricos que norteiam os
instrumentos de avaliação, a Matriz de Referência é o referencial curricular do
que será avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e
habilidades esperadas dos alunos..."
"Essas matrizes têm por referência os Parâmetros Curriculares
Nacionais e foram construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos
propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes
municipais..."
Habilidade e Competência são amigas inseparáveis e são
mencionadas no mesmo documento:
-Habilidade: plano objetivo e prático do saber fazer. São as
capacidades para realizar ações.
-Competência - “capacidade de agir eficazmente em um
determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar
a eles”. Perrenoud. Ou seja, capacidade de mobilizar conhecimento, valores e
decisões para agir em determinada situação.
- Pense...
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência.
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência.
Viu? Habilidade e Competência estão sempre juntas!
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