quarta-feira, 1 de junho de 2011

MÓDULO V

Com a palavra o aluno - Pensamento Social Brasilairo


Fiz uma retrospectiva contextualizada da História do Brasil, ressaltando o índio como nativo dessa terra, o negro como parte fundamental na colonização do país e a chegada nos imigrantes não só europeus e asiáticos, mas de outras nacionalidades em geral.
Com base na contextualização, os alunos responderam a frase abaixo:
Como você vê os europeus, os asiáticos, os negros e os índios em nosso país?
Segundo eles o índio é um fora da lei, ou seja, para os índios não há leis. Para eles as leis deveriam ser iguais, afinal, eles convivem na sociedade. Exemplo disso são os Jogos Municipais que eles competem com direitos iguais, o que acabam sendo para nós um “orgulho”.
Quanto aos negros, para os alunos são pessoas normais e que não merecem ser tratados com indiferenças. Os alunos enfatizaram que o negro vem conquistando espaço e que já chegou ao mais alto escalão, ou seja, a presidência dos Estados Unidos. Mas que infelizmente são vistos dentro da ideologia do branqueamento, como por exemplo, o presidente dos Estados Unidos é o Barack Obama e não o negro. O Pelé não é negro, ele é O Pelé.
Na sociedade, o negro bem sucedido, não é negro, ele torna-se branco diante do seu poder econômico. Só são negros os pobres coitados que vem de classes socioeconômicas baixa.
Para os alunos, os estrangeiros continua sendo invasores, estranhos, pessoas de cultura e comunicação diferente. A própria comunicação causa o estranhamento.
Os alunos deixaram claro que eles vêem todos iguais não importa a etnia ou a cor.

Atividade realizada com a turma da 8ª série.


DIVINA E WUISLAINNE

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