sexta-feira, 8 de maio de 2015

ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO
AV: A Nº 145. BAIRRO CRISTALINO I. FONE: 66 – 3468-2366.
BLOG: EMCRISTALINO.BLOSPOR.COM


A LEITURA DÁ ASAS A IMAGINAÇÃO
(EDUCAÇÃO INFANTIL)
               
”Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”.
                           Monteiro Lobato
                                                                      
Água Boa – MT


Tema:  Aprendendo através da leitura e ilustração/criação.

Duração: Durante todo o ano letivo

Justificativa: 
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferente.
Paulo Freire
    
O Presente projeto “A Leitura dá Asas a Imaginação” procura mostrar que a literatura é uma ponte para o conhecimento. Essa ponte acontece muito cedo, pois, mesmo antes de iniciar o ensino formal, a maioria das crianças já teve contato com diversos textos literários: contos, mitos fábulas e lenda e já construiu interpretações e elaborações internas, próprias a seu mundo de fantasia. Tais interpretações propiciam a estas crianças um maior entendimento do mundo que a cerca, podendo até propor-lhes superação de dependências e carências, possibilitando reformulação de conceitos e a autonomia do pensamento. Isto acontece porque a literatura infantil apresenta importância fundamental no desenvolvimento cognitivo, psicológico e psicomotor da criança.
Como confirma Lajolo 1992, a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em
um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. 
Vigotsky 1992, também afirma que: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista.” Sendo assim, a literatura infantil e vista como um ambiente natural do pensamento infantil e tem importante papel na inserção social da criança no mundo adulto. 
Este projeto traz como justificativa mostrar como a literatura infantil desperta o mundo dos sonhos e da magia das crianças. Mostrar também o prazer de criar suas próprias histórias através
da leitura que dá asas a imaginação.

Objetivo Geral:

Incentivar o prazer pela leitura, aproximando o aluno da literatura  e da criação através da imaginação e da exposição de suas próprias idéias.

Objetivos Específicos
Ø  Desenvolver a atenção, a concentração e observação;
Ø  Aprender expor suas idéias através da oralidade;
Ø  Aprender expor suas idéias através de ilustração;
Ø  Desenvolver a criatividade e melhorar a clareza das ilustrações.

Metodologia
Ø  O  professor faz a leitura da historinha de duas formas ao mesmo tempo. Primeiro faz a leitura sem mostrar as figuras. Depois faz uma nova leitura simplificada mostrando as figuras e enfatizando tudo que aparece na história.
Ø  Toda semana terá uma aula do projeto;
Ø  Será feito um fichário individual para cada aluno, todas folhas, terá o cabeçalho e depois do término de cada aula a folha será fixada no fichário. No final do ano será entregue;
Ø  Ilustração da história ouvida;
Ø  Ilustração de história com tinta no mural da escola;
Ø  Dramatização da história ao ser lida;


Avaliação: 

Ocorrerá durante todo o ano, com observação da evolução direta das ilustrações e criatividades de cada aluno no decorrer do ano letivo.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três Artigos que se completam. 42 ed.São Paulo: Cortez, 2001
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília> MEC/SEF, 1998
VIGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins (1992, p.128)
MONTEIRO LOBATO José Bento Renato. A Menina do Narizinho Arrebitado  Natal de 1920.










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