ESCOLA MUNICIPAL
CRISTALINO
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BLOG:
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A LEITURA DÁ ASAS A IMAGINAÇÃO
(EDUCAÇÃO INFANTIL)
”Ainda acabo
fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”.
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Água Boa – MT
Tema: Aprendendo através da leitura e ilustração/criação.
Duração: Durante todo o ano letivo
Justificativa:
Não há
saber mais ou saber menos: Há saberes diferente.
Paulo
Freire
O Presente projeto “A Leitura dá Asas a Imaginação” procura mostrar que a literatura é uma
ponte para o conhecimento. Essa ponte acontece muito cedo, pois, mesmo antes de
iniciar o ensino formal, a maioria das crianças já teve contato com diversos
textos literários: contos, mitos fábulas e lenda e já construiu interpretações
e elaborações internas, próprias a seu mundo de fantasia. Tais interpretações
propiciam a estas crianças um maior entendimento do mundo que a cerca, podendo
até propor-lhes superação de dependências e carências, possibilitando
reformulação de conceitos e a autonomia do pensamento. Isto acontece porque a
literatura infantil apresenta importância fundamental no desenvolvimento
cognitivo, psicológico e psicomotor da criança.
Como confirma Lajolo 1992, a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
Vigotsky 1992, também afirma que: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista.” Sendo assim, a literatura infantil e vista como um ambiente natural do pensamento infantil e tem importante papel na inserção social da criança no mundo adulto.
Este projeto traz como justificativa mostrar como a literatura infantil desperta o mundo dos sonhos e da magia das crianças. Mostrar também o prazer de criar suas próprias histórias através da leitura que dá asas a imaginação.
Como confirma Lajolo 1992, a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
Vigotsky 1992, também afirma que: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista.” Sendo assim, a literatura infantil e vista como um ambiente natural do pensamento infantil e tem importante papel na inserção social da criança no mundo adulto.
Este projeto traz como justificativa mostrar como a literatura infantil desperta o mundo dos sonhos e da magia das crianças. Mostrar também o prazer de criar suas próprias histórias através da leitura que dá asas a imaginação.
Objetivo Geral:
Incentivar o prazer pela leitura, aproximando o aluno da literatura e da criação através da imaginação e da exposição de suas próprias idéias.
Incentivar o prazer pela leitura, aproximando o aluno da literatura e da criação através da imaginação e da exposição de suas próprias idéias.
Objetivos Específicos
Ø
Desenvolver a atenção, a concentração e
observação;
Ø
Aprender expor suas idéias através da
oralidade;
Ø
Aprender expor suas idéias através de
ilustração;
Ø
Desenvolver a criatividade e melhorar a clareza
das ilustrações.
Metodologia
Ø
O professor faz a leitura da historinha de duas
formas ao mesmo tempo. Primeiro faz a leitura sem mostrar as figuras. Depois
faz uma nova leitura simplificada mostrando as figuras e enfatizando tudo que
aparece na história.
Ø
Toda semana
terá uma aula do projeto;
Ø
Será feito um
fichário individual para cada aluno, todas folhas, terá o cabeçalho e depois do
término de cada aula a folha será fixada no fichário. No final do ano será
entregue;
Ø Ilustração da história ouvida;
Ø Ilustração de história com tinta no mural da
escola;
Ø Dramatização da história ao ser lida;
Avaliação:
Ocorrerá durante todo o ano, com observação da evolução direta das ilustrações e criatividades de cada aluno no decorrer do ano letivo.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três Artigos que se completam. 42 ed.São Paulo: Cortez, 2001
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília> MEC/SEF, 1998
VIGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins (1992, p.128)
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