A ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO FOI ENTREGUE A COMUNIDADE EM 14 DE FEVEREIRO DE 1999. NA ÉPOCA A ESCOLA ATENDIA DA PRÉ-ESCOLA A 4ª SÉRIE COM UMA MÉDIA DE 100 ALUNOS. COM O PASSAR DOS ANOS, A ESCOLA CHEGOU A TRABALHAR COM QUASE 500 ALUNO ATENDENDO ATÉ O 9º ANO. ATUALMENTE ATENDEMOS DO JARDIM AO 7º ANO. PARA OS PRÓXIMOS ANOS, A ESCOLA SÓ IRÁ ATENDER A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DOIS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O NTM (Núcleo Tecnologico Municipal) de Água Boa - MT , coordenadado pela Professora Formadora Marineide, está promovendo o primeiro concurso de blog. Podem participar professores blogueiros e escolas municipais vinculadas ao NTM de Água Boa, nas categorias:
Nesta primeira aula sobre redação, estudaremos uma das maneiras mais fáceis de se elaborar uma dissertação. Tente produzir um texto, da maneira como veremos aqui.
Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentações que leve a alguma conclusão.
Para elaborar uma dissertação de vestibular, o aluno deve, antes de começar a escrever, planejar cuidadosamente o texto. O planejamento da dissertação deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos:
Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.
Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado.
Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com Blocos de Construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo cantando músicas.
Para considerar o tempo de aprendizagem do aluno o professor precisa obrigatoriamente conhecer os diferentes estilos de aprendizagem. Estilo de aprendizagem é o método que o aluno usa para construir conhecimento, ou seja, é a maneira que ele se comporta durante o aprendizado. Existem sete estilos de aprendizagem reconhecidos cientificamente:
1.Físico : o aluno usa muito a expressão corporal, não param quietos, pois usam o corpo e movimento para aprender;
2.Interpessoal :O individuo é muito extrovertido suas relações são exploradas e focadas para a aprendizagem, aprendem nas relações estabelecidas;
3.Intrapessoal :são os introspectivos, aprendem mais e melhor quando calados e voltados para dentro de si mesmo;
4.Linguístico :aquele que se expressa e aprende melhor usando as palavras, são os alunos falantes;
5.Matemático :Os que usam mais o pensamento - raciocínio lógico para aprender, pensam e resolvem tudo matematicamente;
6.Musical: se interessam mais por sons e música;
7.Visual : exploram mais o aspecto visual das coisas, são aqueles que necessitam de estímulos visuais para aprender;
Para exemplificar melhor, conhecendo o Estilo de Aprendizagem da criança você, ou o professor dela, estarão aptos a criarem programas educacionais que serão mais personalizados, mais motivantes e significativos no que diz respeito a eficácia e assim com resultados muito melhores.
Crianças adquirem conhecimento e absorvem o que aprenderam quando aquele assunto ou habilidade em jogo é ensinado a elas de um modo que há empatia entre a mesma e o tema abordado. Descobrir o Estilo de Aprendizagem da criança é descobrir como ensinar-lhe com mais eficiência e resultados.
Professores tem usado o Conceito de Estilos de Aprendizagem por muitos anos. Enquanto nem todos os educadores usam o termo Estilos de Aprendizagem, muitos no campo da educação sabem que acontecem maravilhosas experiências educacionais, quando ensinam às crianças com uma boa variedade de abordagens diferenciadas.
Eis porque existem tantas Canções, Jogos, Quebra-cabeças, Atividades e Livros disponíveis para ajudar a ensinar quase qualquer coisa. Não importa como a criança aprende melhor, existirão sempre recursos disponíveis para ajudar você a ensinar-lhe do modo mais adequado a ela.
Muitas teorias tem sido desenvolvidas nos campos da Educação e Psicologia para explicar como as pessoas pensam e aprendem. Um desses teóricos é o Dr. Howard Gardner, Psicólogo da Universidade de Harvard.
Em seu livro publicado em 1983, "Frames of Mind: The Theory of Multiples Intelligences", ele especula que os indivíduos não possuem uma inteligência fixa, mas pelo menos sete diferentes modos de aprender que podem ser desenvolvidos ao mesmo tempo.
Cada indivíduo está apto a usar todos estes diferentes métodos durante seu aprendizado, portanto todas as pessoas são capazes de usar todos os Estilos de Aprendizagem. No entanto, o mais comum é que a pessoa tenha um ou dois Estilos que trabalham melhor para ela quando estão aprendendo. Assim, há o Estilo primário (o dominante) e o secundário.
Para um resultado mais eficiente durante seu aprendizado, é recomendado uma abordagem em cima do Estilo de Aprendizagem predominante. Mesmo assim, as crianças deverão ter diferentes oportunidades para usar o Estilo dominante, como também para trabalhar no desenvolvimento de outros Estilos.
Netiqueta é a etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um
- selecione no texto a (s) palavra (s) no blog que será link, ela deve se referir a um documento já salvo no computador;
-acesse: http/www.print2flash.com , na opção convert document e procura o arquivo a ser link, aguarde e copie o endereço fornecido;
-no blog, depois de selecionada a palavra, clique no ícone: link e cole na janela o endereço fornecido.
Gestão Escolar Democrática, Sim. Porém Com Compromisso!
A forma de administração da grande maioria das escolas são administrações tipicamente públicas, principalmente, no que se refere ao compromisso profissional. Todos os servidores trabalham somente a carga horária do plano de carreira. É mais fácil encontrar servidores que trabalham menos, de que mais. Têm alguns deles que esperam para tocar o sinal em pé na porta de saída. A prática pedagógica também não foge à regra. Não há compromisso com o saber do aluno, mas sim com o cumprimento burocrático da rotina escolar, tipo diários, registro de conteúdos e notas.
Há alguns anos trabalhei em uma escola que um mês antes do final do ano letivo, já tinha professores com o diário pronto, inclusive, com a lista de aprovados e reprovados. Imagine, qual foi à oportunidade/crédito que esse professor deu ao aluno em respeito ao seu tempo escolar.
Penso que a qualidade de ensino de qualquer escola melhorará consideravelmente, se for administrada mais profissionalmente, adotando a relação patrão/empregado. Hoje em dia, o que se vê é concurseiro querendo uma vaga em emprego público, nesse caso é bem emprego mesmo e bem menos trabalho, pois a grande maioria só quer sombra e água fresca. É por isso, que a educação vai tão mal. Quero deixar claro que não sou contra Gestão Democrática, muito pelo contrário, sou sindicalista/petista e apaixonada por liberdade, porém, liberdade não é sinônimo de bagunça, farra.
1- Observe estas cédulas (notas) e responda as seguintes perguntas :
1- Roberta foi às compras para adquirir presentes (roupas e brinquedos para sua filha Mariana) Na loja, Roberta encontrou as seguintes mercadorias e preços:
a) vestido de roda 45,00
b) par de sapato de princesa 38,00
c) blusa manga longa 19,00
d) blusa manga curta 12,00
e) Calça jean’s 42,00
f) par de meias finas 8,00
g) calcinha bordada 7,00
h) boneca soninho 36,00
i) Jogo educativo 27,00
j) bicho de pelúcia 31,00
2- Perguntas:
a) Se Roberta comprar para Mariana: 1 vestido de roda, 1 calcinha bordada, 1 par de meias finas e 1 par de sapatos de princesa, quanto gastará? Quanto receberá de troco se pagar com uma cédula (nota) de 100,00?
b) Se Roberta comprar todas as mercadorias para Mariana, quanto gastará? Com quais cédulas (notas) poderá pagar?
c) Se Roberta comprar somente 1 jogo educativo, quanto gastará? Quanto receberá de troco se pagar com uma cédula (notas) de 50,00?
d) Se Roberta comprar 1 bicho de pelúcia e 1 boneca soninho, quanto gastará? Roberta não vai pagar com a nota de 100,00. Então com quais (cédulas) notas poderá pagar?
e) Se Roberta comprar 1 calça jeans e pagar com uma nota de 50,00 quanto receberá de troco?
f) Se Roberta comprar 1 blusa de manga longa, 1 blusa de manga curta quanto gastará? Roberta não vai pagar com a nota de 100,00 e nem com a nota de 50,00. Então, com quais notas poderá pagar, para não precisar receber troco?
g) Se Roberta comprar 1 vestido de roda e pagar com uma nota de 50,00 quanto receberá de troco?
h) Se Roberta comprar 2 calça jeans e pagar com uma nota de 100,00 quanto receberá de troco?
Meus alunos da 4ª série(5º ano)tinham muitas dúvidas quanto as classes dos: milhares, milhões e bilhões. Para superar, mudei o foco para outras disciplinas e conteúdos. Utilizei inúmeras estratégias como quantidade de habitantes no mundo, no Brasil, em nosso Estado (MT), em nosso município(Água Boa) ou a extensão dos oceanos, como exemplifica este gráfico, elaborado em uma das atividades. O resultado é muito bom, por que eles compreendem com mais facilidade os valores. Dessa forma, os alunos conseguem quantificar e ainda aprimorar a leitura e construção de gráficos, além de melhorar o rendimento em Conhecimentos Gerais.
Se você não sabe para onde seguir,
Se você percebe e não quer mais fingir,
Levante a cabeça
E não olhes para traz
Chame a Deus, Chame a Deus
Se tua vida anda pra um abismo sem fim,
Se teus olhos choram e não queres este fim,
Levante a cabeça
E não olhes para traz
Chame a Deus, Chame a Deus
(Refrão)
Chame a Deus,
Que tua vida logo mudará
Ele cura a ferida
Te libertará
A verdade e a vida ele quer te dar
Chame a Deus, Chame a Deus
Chame a Deus,
Que o tempo passa e não volta mais
Sua chance sua vida pode se acabar
Ele cura a ferida
Te libertará
Chame a Deus, Chame a Deus
Chame a Deus
terça-feira, 20 de julho de 2010
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Como criar MENU (MARCADORES)
1-Acesse seu blog e faça login
2-Clic em designer e após, em painel
3-Editar postagens
4-Observe que nesta página há uma pequena janela escrito “Ações de Marcador”
5-Agora selecione as postagens que você quiser, clic em novo marcador e batize seu marcador
6-Pronto! Agora é só continuar seu MENU
7-Sempre que fizer novas postagens, observe que na parte do rodapé da página de “nova postagem” há a opção marcadores, clic e escreva o nome do marcador que vc deseja inserir a postagem atual