quarta-feira, 18 de setembro de 2013



PROJETO DIA DAS MÃES

TEMA: Parabéns Mamãe
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para trabalhar, não existe criança que não se empolgue quando fala de mãe. Sabemos que entre nossos alunos sempre encontramos um ou outro que não mora com a mãe e tem como responsável a avó ou a tia, ou até mesmo outras pessoas. Cabe a nós motivarmos essas crianças e lhes mostrar motivos para comemorar o Dia das Mães e valorizá-la seja a mãe biológica ou aquela que está ocupando a posição de mãe em sua vida. Sendo assim, este projeto traz como principal justificativa a comemoração e a confraternização do Dia das Mães.

OBJETIVO GERAL
Sensibilizar os alunos sobre o quanto é importante valorizar, respeitar, amar...o ser, Mãe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Trabalhar com ensaios para apresentações;
Ø  Envolver se possível todas as turmas;
Ø  Trabalhar atividades em sala sobre o Dia das Mães;
Ø  Enfatizar a importância da comunidade está presente;
Ø  Fazer diferentes lanches para a noite da confraternização;
Ø  Envolver mães para fazer os lanches;
Ø  Sensibilizar os pais com leitura de mensagens;
Ø  Sortear brindes doados pelo comercio local e por amigos.

PERÍODO  
Ø  Ensaios com início em meados de abril com término na noite de confraternização na segunda semana de maio.
 
ESTRATÉGIAS
1ª Etapa: Durante as duas primeiras semanas de maio em todas as turmas e de acordo com cada Ano será trabalhado diferentes atividades. 
2ª Etapa: Junto com as atividades é destinado um tempo para os ensaios. Estes podem envolver só uma turma, ou duas turmas do mesmo ano ou até do contra turno. 
3ª Etapa: No dia da confraternização, será feito os lanches com a ajuda das mães. 
4ª Etapa: Organização do espaço com ajuda dos alunos para transportar as cadeiras. 
5ª Etapa: Apresentação dos alunos
 6ª Etapa: Sorteio dos brindes 
7ª Etapa: Hora do lanche. Como são as mães que estão sendo homenageadas, os lanches delas são servidos num espaço separado e aos alunos é servido outros tipos de lanches.


AVALIAÇÃO 
Como é um projeto que vem de anos anteriores, cada ano vem sendo aperfeiçoado. Esse ano pôde se considerar que foi melhor ainda porque houve mais apresentações e mais brindes para o sorteio.

HISTÓRICO
Como começou o Dia das Mães?
"Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio em quase todos os países. Os americanos e ingleses dizem Happy Mother's Day, os italianos Tanti Auguri, Mammina e os alemães Alles Gute Zum Mutter Tag. Independente da língua utilizada, cada pessoa expressa, nesse dia, seus sentimentos, seu carinho, sua ternura e sua alegria à mãe. E os que já a viram partir desta vida, lembram-na com o coração cheio de saudade. A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas. Na Inglaterra, em meados de 1600, encontrou-se a celebração intitulada Mothering Day, honrando as mães da Inglaterra. Nessa época, o dia era reservado aos serviçais pobres, que prestavam serviços aos mais ricos geralmente em lugares afastados de seus lares, para se deslocarem até suas casas e passarem o dia com as mães. Para dar sentido a essa confraternização e a união, elaborava-se, conforme a tradição, um bolo especial. Em 1872, nos Estados Unidos, falou-se, pela primeira vez, em dia das mães, que seria dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe. No entanto, somente em 1907 foi iniciada uma campanha para a criação de um dia das mães nacional. Essa idéia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos. A jovem Ana Jarvis, órfã materna, sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907, iniciou-se o costume de reverenciar as mães em cerimônia religiosa. No ano seguinte, a 10 de maio, Ana Jarvis propôs na igreja episcopal, onde sua mãe havia trabalhado muito, que a homenagem se estendesse a todas as mães do país. Em 1910, sempre em maio, o governador de West Virginia oficializou a cerimônia no estado. Finalmente, em 1914, o presidente americano Woodrow Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Na América do Sul, mais especialmente no Brasil a primeira comemoração do dia das mães, foi realizada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, a 12 de maio de 1918.
Quase todos os países do mundo celebram essa festa. Alguns a celebram em datas diferentes, mas do mesmo modo que o Brasil, vários países como a Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália, Turquia instituíram o segundo domingo de maio.
A idéia original de homenagear as mães numa cerimônia religiosa foi modificada pelo comércio, que aproveita a data para incrementar as vendas de produtos para presenteá-las homenageando-as.
Fonte:http://terraquadrada.com.br

LEGISLAÇÃO: QUE DÁ ORIGEM AO DIA DAS MÃES NO BRASIL
DECRETO N. 21.366 – DE 5 DE MAIO DE 1932
Na época, Governo Provisório do Brasil GETULIO VARGAS declarou que o segundo domingo de maio é consagrado às mães, pois vários dias do ano já foram oficialmente consagrados à lembrança e à comemoração de fatos e sentimentos profundamente gravados no coração humano e ainda, considerando que um dos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana é o de ternura, respeito e veneração, que evoca o amor materno. O  Estado não pode ignorar as legítimas imposições da consciência coletiva, e, embora não intervindo na sua expressão, e do seu dever reconhecê-las e prestar o seu apoio moral a toda obra que tenha por fim cultuar e cultivar os sentimentos que lhes imprimem, força afetiva de cultura e de aperfeiçoamento humano.
DECRETA:
Art. 1º O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.
Fonte:http://terraquadrada.com.br

MENSAGEM PARA O DIA DAS MÃES

A mais linda de todas as rainhas

Mãe, você é aquela que supri minhas necessidades...
É aquela que me deu a vida, amor, cuidado, enxugou minha lágrimas,
Corrigiu meus erros, disse não na hora certa a me aplaudiu quando mereci.
Levantou-me quando caí, me deu conselhos e me encorajou para seguir.

Você que me deu o bem mais precioso. A vida.
Me esperou com tanto carinho.
Me ensinou os primeiros passos.
E minhas primeiras palavras.

As lembranças mais antigas que tenho de você,
È a sua mão segurando a minha para me proteger.
Mas, minhas melhores lembranças, são as que você cria todos os dias...
É o amor incondicional que vejo no brilho do seu olhar a me ver sorrir.

Você é para mim, minha melhor amiga, minha irmã,
Minha companheira a mais verdadeira
É meu alicerce de vida, é minha heroína
A  mais linda de todas as rainha.

Na verdade mãe, não precisamos de uma data especial para lembrar de te.
Apenas uma razão muito simples, você faz parte da minha vida todos os dias.
Que Deus, lhe conceda muita paz e serenidade
Muita força, para seguir sempre ao meu lado
Com suas persistências e cuidados,
Fazendo de ti mãe, uma lutadora, uma mulher vencedora.

O mundo podem até me criticar,
Mas sei que saberás com todas suas forças me defender
Como ninguém jamais me defenderia.
Por que, por mais que eu cresça e amadureça
Sempre serei seu filho e a continuação de sua história.

Mãe, da mesma forma que deseja a mim saúde e felicidade,
Desejo-te também, pois, é seu, o mérito do sucesso que se diz meu!
Então, obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
Mas, o reconhecimento, isso sim, é pra valer...
Parabéns, pelo seu Dia!
Você está em minha orações
Peço a Deus que te abençoe
E que lhe de proteção.

Você é a única pessoa que consegue ser todas ao mesmo tempo. Te amo!



Lágrimas de Mãe
- Por que você está chorando? - ele perguntou à sua mãe.
- Porque eu sou mãe. - ela respondeu.
- Eu não entendi! - ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou:
- Você nunca entenderá!
Mais tarde o menino perguntou ao pai porque as mães parecem chorar sem nenhuma aparente razão.
- Todas as mães choram sem motivo. – o pai conseguiu responder.
O menino cresceu, tornou-se um homem e ainda tentava entender porque as mães, volta e meia, choram. Após muitos anos, em avançada idade, ele deixou o mundo. Quando sua alma viu-se frente a frente com Deus, logo perguntou:
- Senhor, nunca entendi porque mães choram tão facilmente.
Disse Deus:
- Quando criei as mães, tinha que ser algo especial. Fiz seus ombros fortes o suficiente para carregar o peso do mundo e, ainda, confortáveis para dar apoio. Dei a elas força para a hora do nascimento dos filhos e para suportar a rejeição que tantas vezes vem deles; fibra que permitisse a continuação da luta quando todos à sua volta já desistiram; perseverança em proteger a família em meio a doenças e a tristezas, sem jamais desistirem de amar; sensibilidade para amar seus filhos diante de quaisquer circunstâncias, mesmo que eles as tenham magoado profundamente. Essa mesma sensibilidade as ajuda a silenciar o chorinho de seus bebês, fazendo-os se acalmarem e, quando adolescentes, que compartilhem com elas suas ansiedades e medos. Finalmente, concedi-lhes as lágrimas para derramarem sem nenhuma razão aparente, sua única fraqueza. Por que fiz isso? Para não diferenciá-las por completo do restante da espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ A SUA OPINIÃO....