quarta-feira, 24 de novembro de 2010


RETROSPECTIVA: TRABALHOS DESENVOLVIDO PELOS MEUS ALUNOS NESTE ANO DE 2010:
          PRODUÇÃO DE TEXTO: 

                      Título: A floresta encantada

   Um dia as pessoas foram banhar na floresta encantada tinha muitas pessoas.
   Uma delas estava quase afogando. Quando um peixe mordeu o homem na bunda.
  O homem gritou muito alto e falou: tira esse peixe da minha bunda.
  A mulher falou: tira logo o peixe dele, rápido.
  O outro disse: ta bom eu tiro.

                            Autor da história: Rosenilson da Silva Pereira


                      O cachorro e a menina Quitéria

    Um dia a Quitéria saiu com seu cachorro e foi no mercado compra melão. Foi para casa de seu amigo brincar e depois foi para casa dormir e amanheceu tomou café e depois foi para a fazenda, brincar com o seu cachorro, ela chamou todos os amigos para brincar de lama, depois ela foi para casa.



                      Autora da história: Jordana Samila Ferreira Mees

HISTÓRIA REPRODUZIDA ATRAVÉS DE DESENHOS:
 TÍTULO: O RATO DA CIDADE E O RATO DO CAMPO














TRABALHANDO AS CORES PRIMARIAS







FORMAS VARIADAS DE TRABALHAR COM O TANGRAM















ATIVIDADES COM DOBRADURAS:










 UTILIZANDO O LÁPIS PRETO:


























LIVROS DE POEMAS E POESIAS:











 TRABALHO DESENVOLVIDO COM A FAMÍLIA DOS ALUNOS, A CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE GENEOLÓGICA:












DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO,HISTÓRIAS CONTADAS ORALMENTE E ATRAVÉS DE DESENHOS:


















PRODUÇÕES DE TEXTOS DESENVOLVIDO PELOS:
























 TRABALHANDO OS MEIOS DE TRANSPORTES:










segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Atividades com Acrósticos






Atividades com Acrósticos com os alunos do 4º ano, da Escola Municipal Cristalino.
Esta atividade foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a ortografia dos alunos e fazer com que eles possam ampliar o vocabulário, melhorando assim a leitura, a escrita e a compreensão.
Profª. Celir

domingo, 21 de novembro de 2010




Você sabe quem é um professor ou professora ?

Professor...
É aquele ser humano que não desiste, que enfrenta todos os percalços da vida para dar uma boa aula.
Professor...
É aquele que acredita em si mesmo, mesmo quando a sociedade o força a acreditar no contrario.
Professor...
É aquele que trabalha, em cada sala de aula, com 25, 30, 35 ou mais seres humanos e os considera como tal, os respeitando em suas diferenças independentemente de sua condição social, idade, ou fase escolar.
Professor...
É aquele que sabe muito, mas nem sempre tem coragem de enfrentar o poder público e a sociedade em geral, para dizer de valor.
Professor...
É aquele que chora sozinho quando é maltratado por seus alunos e não pode fazer nada, algumas vezes devido a impedimento de leis e outras vezes por considerar os inúmeros motivos que fazem com que os alunos se comportem mal, como a ausência de acompanhamento dos pais (base familiar), condição social e tantos outros fatores que interferem no comportamento de nossos alunos.
Professor...
É aquele que ao longo da carreira responde pelo futuro de tantos cidadãos e que sente nos ombros um peso quase insuportável de salvador da pátria.
Professor...
É aquele que tem orgulho de ser cumprimentado na rua pelos seus alunos, desde o pequeninho àqueles que estão na universidade ou no mercado de trabalho.
Professor...
É aquele que tem que estudar permanentemente e para inovar sempre.
Professor...
É aquele que é professor@, pai, mãe, amigo, confidente...
Professor...
É aquele que ouve e aconselha alunos e pais com atenção e carinho.
Professor...
É aquele que apesar de ter a voz como ferramenta principal, infelizmente, sua voz não é ouvida e nem reconhecida pela maioria da sociedade.
Professor...
É aquele que todos os dias tem atividades para corrigir, aulas para preparar e ficar horas e horas em pé falando para classe, que nem sempre cala para ouvir, em salas cheias, quentes e com a obrigação de se fazer compreender por seus alunos, ou seja, é preciso ter a capacidade de domínio de turma, conteúdo, liderança(ligth), uma carta na manga (metodologias e estratégias diferenciadas-afinal cada ser aprende de um jeito -, paciência, sabedoria para lidar com conflitos emocionais, psicológicos, afetivos...
Professor...
É aquele que se o aluno aprender é porque ele é inteligente e se o aluno não aprender é porque o professor não sabe ensinar.
Professor...
É aquele se sente responsável pelo futuro da nação. 
Professor...
É aquele se culpa quando vê uma criança ou adolescente no mundo das drogas, se prostituindo ou praticando pequenos furtos.
Professor...
É aquele que está sempre levando falta no diário da família, porque se dedica mais aos alunos de que aos próprios filhos.
Professor...
É aquele que alegra se quando vê uma melhoria (aplicação correta dos recursos públicos) chegando às escolas.
Professor...
É aquele que a cada mês tem que “decidir” onde gastar seu salário: saúde, comida, roupa, calçado? Opa um de cada vez, senão o dinheiro não dá... E lazer? Nem pensar !
Professor...
É aquele que prepara os filhos desta pátria para acreditar e construir um país melhor.
Professor...
É aquele que acredita que a Instituição família é base de uma boa formação, mesmo antes da escola, pois é da família que emana a formação de valores morais que norteiam as formas de ver o mundo e de agir em sociedade.
Profª Coraci Machado
Colaboração de : Educação e Liberdade
PROFESSORA APRESENTA BLOG 
DA ESCOLA AOS ALUNOS

Acompanhados pela  Profª  Elisângela,  os alunos do 3º Ano matutino,   visitaram o Laboratório de Informática para acessar  o blog da Escola. A meninada fez um tour pelas postagens e adoraram ver suas próprias atividades postadas no blog.

"Aqui não há sábios nem ignorantes absolutos. Existem pessoas que, em comunhão, procuram aprender juntas".
Paulo Freire.

Avaliação através de Leitura X TICs

A avaliação dos meus alunos do 4º ano neste 4º bimestre será feita através de leitura, com o objetivo de melhorar a escrita, compreensão, o vocabulário e a expressão oral em público.

Forma de Avaliação- capacidade de extrair a síntese da leitura sem perder os fatos importantes, além disso, oportuniza aos alunos o desenvolvimento do enfrentamento de público diante das câmeras e a mídia, pois após filmagem as apresentações são postadas no blog da escola.

Entretanto, a real importância para esta estratégia de ensino e avaliação está na certeza da melhoria na aprendizagem desses alunos quanto ao hábito de leitura - iten 1 da escola.

Profª Celir

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Resultado da V Gincana da Liberdade 2010
1º Lugar: Filhos da Natureza
Premiação: 400,00 e uma viagem para município vizinho
Bandeira
2º Lugar: Prole-Cor-de-Rosa
Premiação: 300,00
Bandeira
3º Lugar:Nova Geração
Premiação: 200,00
Bandeira
4º Lugar: Puro Sangue
Premiação: 100,00
Bandeira
Parabéns a todos os professores, líderes e integrantes de todas as equipes pela linda e competitiva gincana. Foi um prazer imenso elaborar atividades para vocês, pois as vi sendo realizadas com muita alegria por parte de todos.
Os líderes me deixaram orgulhosa pela liderança, coordenação e responsabilidade nas atividades da gincana.
Até o ano que vem na próxima gincana!
Equipes da gincana plantam árvores doadas pela Companhia do Vale do Araguaia
Diretora Suelaine e o Coordenador Eric
Nesta quarta-feira, terceiro dia da V Gincana da Liberdade da Escola Cristalino, os integrantes das 4 equipes cumpriram a prova ecológica, que consiste em plantar uma árvore no pátio da escola. As mudas foram doadas pela empresa Companhia do Vale do Araguaia, através do Coordenador de Pesquisa e Planejamento Eric Bastos Gorgens.
A Companhia do Vale do Araguaia é uma empresa florestal que maneja plantações de teca na região centro-oeste do Brasil. A Companhia desenvolve processos integrados de operações florestais, desde a produção de sementes até o plantio da teca, com elevados padrões ambientais, com vistas a atender aos mercados doméstico e internacional.
Todos os projetos da Companhia são desenvolvidos com base no conceito de sustentabilidade ambiental e visam à produção certificada de madeira serrada.
Na ação dos gincaneiros, fica o exemplo de responsabilidade com o meio ambiente e o compromisso de não só plantar, mas também cuidar dessas árvores, cultivar e manter o que plantaram. Visitar, acompanhar o desenvolvimento das mudas e registrar o seu crescimento.
As espécies plantadas foram: ipê amarelo, mangaba, calabura e eucalipto.
Equipe Nova Geração 

Equipe Prole-Cor-Rosa
Equipe Puro Sangue
Equipe Filhos da Natureza
"Nos bastidores da Mídia" - Como os Meio de comunicaçãoafetam a mente de Michelson Borges

Mensagens subliminares, televisão, histórias em quadrinhos, cinema, desenhos animados,música, outdoors, vídeogames, RPGs...a mídia de um modo geral tem sido usada para manipular a maneira de pensar das pessoas e mesmo seu comportamento. Que interesses estão por trás dessa manipulação? Quem ou o que deseja controlar a mente humana, afim de privá-la da liberdade de escolha? E, mais importante, como se tornar consciente dessa manipulação para se proteger dela? Lendo este livro é um bom começo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Escola Municipal Cristalino ( 2º ANO )

Função de cada parte das plantas
Raiz: Fixa a planta no solo. Também retira da terra água e sais minerais necessários para a produção do alimento da planta.
Caule: Sustenta os galhos com as folhas, as flores e os frutos. Conduz sais minerais e a água até às folhas para a produção do alimento da planta.
Folhas: Produzem o alimento da planta. Utilizam a luz do Sol, a água e o gás carbônico do ar para fabricar o alimento do vegetal.
Flores: As flores são responsáveis pela reprodução de muitas plantas. São elas que
originam os frutos.
Frutos: Contém as sementes, que darão origem a outras plantas. Os frutos são produzidos pelas flores.
Atividade:
1) Desenhe uma árvore com todas as parte e escreva o nome conforme o exemplo: frutos.

Escola Municipal cristalino Aluno------------Professora------------Turma:2º ano

Leia o poema com atenção e depois responda
RETRATO DO PATO
O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.
Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".
Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.
O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.
Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.
E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!
No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!
A discussão não parava
E cada qual mais gritava.
Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"
Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.

Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.

1. Quem escreveu a poesia? ---------------------------
2. Que nome ele deu à poesia?-------------------------
3. Quando o pato foi tirar retrato?---------------------
4. Quem tirou o retrato do pato?----------------------
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?--------
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
E cada qual mais gritava".
a) Quem passou pela rua?----------------------------
b) Porque houve essa discussão?---------------------
8. Desenhe os personagens do poema.

domingo, 14 de novembro de 2010

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
Ruben Alves

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Paródia da Equipe 2 - Puro Sangue

Mãe!

Eu não sei Português

Não consigo estudar,

Minha letra é um rabisco

Eu já to ficando louco

Eu adoro uma bola

Sou sucesso entre as minas

Não preciso estudar

E já estou ficando louco...

Music... is verry good!

O chente ai, ai, ai

Mas menino

Você precisa estudar!!!

Nossa casa eu sustento

E você precisa trabalhar!

Seu pai já ta bravo

Por mim não parar de te mimar...

Mas ele é lindo!

O meu filho é tão lindo!

Very, Very, bialtiful!

Você me deixa no chão.

Music... Is very good!

Meu bebezinho...

Music... is very poeta em thai Love you, u, u.

Paródia feita da música "Pelados em Santos de Mamonas Assassinas" pelas alunas: Karina, Bárbara e Dania, da Equipe 2 - Puro Sangue da V Gincana da Liberdade da Escola Municipal Cristalino com o tema: Pais e Filhos. Os intérpretes da paródia são os alunos: Dania e Matheus.

V GINCANA DA LIBERDADE
PARÓDIA
EQUIPE 03 –PROLE COR-DE-ROSA
COR: ROSA
LÍDER: LUAN E VICE LÍDER: LEANDRO
AUTORA: TAIANE (6ª série) E ISTEFANI (8ª série)
INTÉRPRETE: CARLA (6ª série) E TAIANE (6ª série)
MÚSICA: SORTE GRANDE (POEIRA) – IVETE SANGALO

“ MEUS PAIS”
A minha sorte grande foi vocês serem os meus pais
o meu futuro verdadeiro,viver educação,
esporte e animação.
O prazer do mundo inteiro
é lindo os seus pais
o brilho de seus olhos eles são feras sim.
Me deu educação carinho e compaixão
um amor que não é brincadeira.
Poeira, poeira , poeira...
o rosa levantou poeira
Eu disse levantou poeira
Poeira, poeira, poeira
O rosa levantou poeira.

Poesia da Equipe 2 - Puro Sangue

A família
Não há coisa mais importante na vida
Do que o meio familiar
Sendo pais ou sendo filhos
Com eles sempre se pode contar.

Uma fortaleza protetora
Que nos dá grande estrutura
Faz o breu virar luz
E nos dá vida mais segura.

Quando os problemas aparecem
A família nos orienta
Se perdemos as nossas forças
A família nos sustenta.

Modelo único de amor
Leva o nome da família
Traz sentimentos de alegria,
Segurança, carinho e partilha.

Quando tropeçar e cair
Na família se pode confiar
Sempre haverá um ombro amigo
Pronto pra te salvar.
Poesia escrito pelas alunas: Karina, Juliana e Thainara da Equipe 2 - Puro Sangue da V Gincana da Liberdade da Escola Municipal Cristalino com o tema Pais e Filhos. A intérprete da Poesia será a aluna Thainara.
V Gincana da Liberdade
Tema:
Pais e Filhos
Equipe: Filhos da Natureza
Líder:
Mikaelly e vice-líder: Ray
Cor: Verde
Coordenadores:
Divina, Ley Ly Nay
Poema: Eugênia 7ª série ”autora”
Intérprete: Paula 3°

O dia a dia de uma família
Levantar de manhã
Com beijinhos na testa.
Correr para sala, pular e gritar
Ser puro igual criança pulando no sofá.

Mamãe na cozinha
Papai a caminho do sofá.
Eu pulo na frente e começo a gritar
Papai, papai, papai.

Vou a escola pra estudar
Mamãe com sacola no mercado a comprar.
Papai no serviço começa trabalhar.

Oba, oba, oba está na hora do jantar.
Mamãe está colocando o frango pra cozinhar.
Papai assistindo TV
E eu estou no quarto fazendo dever.
Logo, vamos todos comer,
Depois vou dormir e lembro-me de agradecer.
V Gincana da Liberdade
Tema:
Pais e Filhos
Equipe: Filhos da Natureza

Líder: Mikaelly e vice-líder: Ray
Cor: Verde

Coordenadores: Divina, Ley Ly Nay
Música: Jeito do mato de Paula Fernandes e Almir Sater
Paródia: autora e Intérprete: Mikaelly 8ª série


Não sei se posso viver sem vocês
Quem me deu carinho e mais feliz me fez
O laço que nos une, não vai se quebrar
Os levo comigo, onde quer que eu vá.

Tenho a esperance, de retribuir
O carinho, a atenção e lhes fazer sorrir
As carrego aqui dentro do meu coração
A você meu pai, minha mãe, meus irmãos.

Pais e filhos e filhos só vivem felizes e em harmonia
Quando se tem alegria e tem educação
Quem nos deu o direito à vida e a um futuro
Nos salva do lado escuro e nos tem no coração.

Mas sem vocês não sei o que seria
Se sem seus conselhos não viveria
Tão feliz como estou ( a, a, a, a,a )

Sim, tenho orgulho de serem meus pais
Sei que com vocês eu tenho paz
Confiança igual nunca senti...
V Gincana da Liberdade 2010
Tema:Pais e Filhos

Poema da Equipe 03
Nome:
PROLE COR-DE-ROSA
Líder: Luan e vice-líder: Leandro
Cor:
ROSA

Coordenadores: Adair, Chaiane e Mary.
Autor: Leandro Feliciano Pimenta.



POEMA: PAIS e FILHOS

Os pais são prós filhos;
Fonte de riqueza;
De mui sabedoria;
E vasta beleza.


Quem nos deu a vida;
E nos ensina a viver;
Quem segue com a gente;
E nos vê crescer.


Fonte de amor;
Carinho e emoção;
Quem nos dá alegria;
E paz no coração.


Quem sempre nos escuta;
Aconselha e consola;
Disposto a ajudar;
Não importa a chorar.


É quem os nossos...
Dias de tristeza;
Nos faz sorrir;
Em plena leveza.


São nossos olhos,
Mente, coração;
Nos faz ver a maldade,
Pensar no futuro
E além de tudo.


V Gincana da Liberdade 2010
Tema:Pais e Filhos

Poema da Equipe 01
Nome: NOVA GERAÇÃO
Líder: Marques e vice-líder: Suzy
Cor: Roxa
Coordenadores: Eva Vilma, Tacilia e Wiuslainne

A família é uma dádiva

Não há pai sem filho,
Nem filho sem pai,
Nem pai que não seja filho,
Nem família sem união.
Pai, mãe e filho se confundem em um só.
Família é uma benção divina!
Pais e filhos são como sol!
E a três forças
que se unirão...
o amor,
o sangue,
e o sacrifício!


Paródia
Equipe 01 – NOVA GERAÇÃO
Cor: Roxa
Líder: Marques e Vice-líder: Suzy
Autora: Luana
Intérprete: Luana
Música: Silas & Claudia – Eu falo de um Pai
Coordenadores: Eva Vilma, Tacilia e Wiuslainne


Eu falo de um pai

Eu falo de um pai que me ama
E que me ensina a brilhar
Ele é um pai que nos amamos
E eles nos amam também
Eu falo de uma mãe que escuta
Ela faz do seu tempo a minha hora
E em nossa vida eles vão agir
Nos conhecer muito bem
Nossos pais são tudo o que a gente tem
Se eles falou, ta falado
Quando eles falam tem que obedecer
Ele é o pai de sempre
E ainda tem todo cuidado


REFRÃO:

Pra fazer o filho ouvir
Pra fazer o filho aprender
Pra fazer o filho olhar
É a alegria alcançar

Hoje ele está aqui eu agradeço a Deus
Ele vai mudar e em minha vida
Vai agir se ele falou ele cumprirá.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Gincaneiros,
Quero alertar vocês para votarem na enquete individual, ou seja, na enquete que tem somente o nome de sua equipe, pois é na individual que a CO (Comissão Organizadora) vai contar a pontuação geral.

Dica: enviem email para seus amigos pedindo que votem em suas equipes.