terça-feira, 17 de maio de 2011

MÓDULO IV - PROFESSORES: DIVINA, NÚBIA, SUELAINE E RICARDO

CAPOEIRA: da arte negra a esporte branco
   
A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística - mistura de luta e dança - que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Essa dança ou artes maciais sofreu duras perseguições, sob a forma de Capoeira Angola.  Com o sofrimento das perceguições o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo o Brasil, chegando até a outros países.
Vale ressaltar que a cultura popular negra, a religião e o jogo/luta/dança, para serem legitimadas e integradas ao sistema, precisaram perder várias das características que lhes são próprias, em virtude de sua origem étnica, para adquirirem outros traços que as tornem mais aceitáveis aos olhos das classes dominantes. Podemos então interpretar o aparecimento da Capoeira Regional como um "embranquecimento" da Capoeira tradicional (Angola).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aula sobre África

Trabalho de Pesquisa desenvolvido com a turma do 4º - 5º Ano e 5ª série

Foi realizado uma pesquisa com a turma tendo como tema: "Preconceito e desigualdade social". Assistiram alguns vídeos do you tube, que mostrou todo o sofrimento das crianças desnutridas e suas famílias carentes. Posteriormente houve um debate sobre o que assistiram e cada um falou o que sentiu ao assistir os vídeos.

MÓDULO III


De acordo com os estudos elaborados neste módulo, pudemos relatar a luta pela liberdade racial do povo africano vem desde o século passado, com o território africano sendo subjugado e os povos sendo massacrados e obrigados a se submeterem as autoridades européias.


Mas teve também quem lutasse a favor dos povos africanos que acabaram por influenciarem a cultura afro-descendente no Brasil e em outros países.


W.E.Dubois, Aimé David Fernand e Kwame N’krumah foram formadores de ideologia que propõe a união de todos os povos da África como forma de potenciar a voz do continente entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência desse povo.


Desde então tomamos como nossa a cultura vinda da África, trazida pelos negros, que hoje ainda sofrem o preconceito da cor, da raçae da desigualdade.


O que antes era uma luta pela sobrevivência e o respeito de um povo, hoje se tornou tema de projetos a serem desenvolvidos nas escolas, como este por exemplo, desenvolvido na Escola Municipal Cristalino pelas professoras: Ley-Ly-Nay (1º ano), Mary ( Pré II) e Chaiane (1º ano), que aborda a Diversidade Africana.







terça-feira, 3 de maio de 2011

MÓDULO III - INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ÁFRICA

O poema a seguir apresentado pela aluna da 5ª série, fala do respeito á aqueles que foram arrancados de seus países sem nenhuma consideração.

África Mãe (Poema Musicado)

Composição : Tim Maia

Viemos de um mundo
Distante, além do alto mar
Nos trouxeram sem permissão
E tivemos que ficar.
Viemos de um navio
Sem a mínima condição
E aqui nos forçaram
A trabalhar, meu irmão
Mas eu insisto
Pois eu existo
Quero respeito, não abro mão.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Amizade não tem cor

No primeiro momento, fizemos a leitura da imagem e o debate no coletivo, todos os alunos participaram dando opiniões e a partir daí, Começamos as atividades. Foi muito interessante, eles participaram atenciosamente e contaram até histórias de preconceito que já sofreram no dia - dia,não houve nem um momento de desrespeito entre eles.



Atividades desenvolvida em sala:
1- Descreva a imagem principal.
2- Que sentimentos essa imagem desperta em você?
3-"Amizade não tem cor”. O que essa frase quer dizer?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
A atividades realizada a respeito das diferenças, aconteceu da seguinte maneira. Primeiro conversei com os alunos do 4° ano vespertino, sobre o tema em questão e logo após fomos ao laboratório de informática, onde a partir da observação de várias imagens e vídeos os alunos puderam fazer análises e tirarem suas próprias conclusões sobre o assunto. Em seguida retornamos à sala de aula onde continuamos o debate. As imagens e os vídeos foram explorados a partir das seguintes perguntas. 1 – O que trata essas imagens e vídeos? 2 – Vocês sabiam que existem uma série de preconceitos com relação a negros, indígenas, deficientes, mulheres e etc ? 3 - Quais são as dificuldades enfrentadas por estes grupos em nosso país? 4 – O que o governo e sociedade tem feito para diminuir esses preconceitos? 5 – De que maneira a escola pode atuar frente a essa triste realidade?

sexta-feira, 15 de abril de 2011


Segurança nas escolas: eis a questão


Quando concordamos com a escola aberta, dando acesso a todos,  repleta de alunos e  pessoas da comunidade desenvolvendo atividades culturais e oficinas de forma a minimizar as desigualdades sociais, sem dúvida nenhuma  é uma imagem linda e democrática. Eu mesma já desenvolvi projetos nessa linha. 
No entanto, se lembrarmos do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira,  a primeira e urgente ideia é colocar o segurança mais bem preparado no portão.
É só fazer uma rápida reflexão e nela visualizar nossos filhos, netos, enfim nossas pessoas queridas – lá na sala de aula, sentadas na carteira, atentas às aulas, alegremente socializando com os colegas e sentindo se protegidas, – que rapidamente mudamos de ideia.  Quais  desses pais que perderam os filhos no massacre do realengo, não chorarão o resto de suas vidas ao imaginar como poderia ter sido diferente se tivesse guardas, ou melhor ainda, detector de metais no portão da escola? É uma ideia tão simples. Veja os bancos. Obviamente, que isso não garante totalmente a segurança, porém, minimiza os perigos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011


Inversão de papéis

A escola vem passando por mudanças inaceitáveis, mudanças que interferem muito na qualidade de ensino.
Os Profissionais da Educação são unanimes ao opinar e concordar com a ausência da família na escola. A grande maioria dos pais só vem à escola do filho quando são convocados. E esse comportamento dos pais da margem a indisciplina do aluno, porque ele não sente o interesse dos pais em sua vida escolar, ou seja, ele percebe que não tem o respaldo dos pais.
Afinal, porque meus pais só vêm à escola quando são chamados? Será que meus pais não querem saber o que se passa comigo em 4 horas diárias, 800 horas anuais, 200 dias letivos?
Por outro lado, a escola fica a mercê de uma situação insustentável! Que é a de compreender tudo que se passa com este aluno, para fazê-lo cumprir as atividades escolares e consequentemente, ser bom aluno, tirar boas notas.

Atividade II: Módulo II

Respeito às Diferenças


Esse tipo de atividade, trabalho sempre em minhas aulas. Incontáveis vezes abordo o tema sem nem mesmo ser uma aula planejada porque o respeito ou desrespeito às diferenças acontece todos os dias e em todos em todos os meios sociais. Muitas vezes é preciso parar a aula e abordar o assunto.


Na sala de aula temos alunos negros, gordos, magros, muito brancos, indígenas, deficientes, tímidos, com dificuldades de aprendizagens, aqueles que eles mesmos se consideram feios homossexuais e tantas outros exemplos que acontecem em sala de aula que é um desrespeito as diferenças e, além disso, também é considerado como Bullying, afinal o desrespeito é uma forma de humilhar quem, geralmente são mais passivos ou que não possuem condições psicológicas para se defender.


Discriminação é crime!

quarta-feira, 30 de março de 2011

SINALIZANDO COM OS PÉS

Numa cidade de Minas Gerais um surdo que devido a doenças graves nasceu com má formação nos membros superiores e posteriormente sofreu com uma forte Meningite, e ainda, devido a várias deficiências em seu sistema imunológico, ele encontrou na Libras com os pés – uma das modalidades da LIBRAS – uma nova vocação para a vida. Sua mãe o interpreta utilizando da oralidade e passa os sinais para ele utilizando as mãos, ele por sua vez utiliza os pés para responder. Essas coisas acontecem para nos mostrar que por mais difíceis que seja ainda há uma solução. Confira a sinalização com os pés.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Escola Municipal Cristalino
Aluno(a)_____________________Professora____________Data_______
Primeiros Anos de República ( trabalho para sala de aula)
1. A partir de 1889 o Brasil deixou de ser monarquia e tornou-se republicano. Mas quem criou a República?
2. Quais as diferenças do Modelo Liberal do Positivista?
3. Com o fim da monarquia, o Brasil deixou de ter somente um religião, como o catolicismos. A partir daí, o que aconteceu nas igrejas?
4. O que você entende por inflação?
5. Porque a República foi importante para os operários?
6. Complete as frases:
Na Monarquia quem governa é o ....................
A Constituição Brasileira é um livro onde estão promulgadas as....................
O Brasil é um país..........................
7. No Brasil, existem três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Qual o poder que foi excluído em 1891?
8. Explique o que era voto aberto e nos dias atuais, secreto.
9. Até 1891 como era eleito o presidente?
10. Complete as lacunas com as palavras do quadro:
Ameaça – autoritário – Floriano Peixoto – oposição – bombardear – eleições – dominar – gaúcha – Rio Grande do Sul - país
Na Primeira Revolta da Armada os opositores queriam derrubar Deodoro da Fonseca porque ele ara......................Deodoro não agüentou as................... e renunciou. Logo Deodoro foi substituído por.................................. que também sofreu com a .....................mas não renunciou.
Na Segunda Revolta da Armada os opositores continuaram ameaçando......................a capital caso não convocasse novas......................Mas o governo conseguiu...................os revoltosos.
Em 1893 aconteceu a Revolução Federalista que defendia a revogação da Constituição Estadual....................Porque eles queriam maior autonomia para o ....................................Desde essa época, o Estado queria ser independente, ou seja, queria desligar do Brasil e tornar-se um ....................Até então não foi aceito.

sexta-feira, 11 de março de 2011

ALFABETO DO AMIGO

ACEITA VOCÊ COMO VOCÊ É

BOTA FÉ EM VOCÊ
CHAMA-O AO TELEFONE SÓ PRA DIZER "OI"
DÁ-LHE AMOR INCONDICIONAL
ENSINA-LHE O QUE SABE DE BOM
FAZ-LHE FAVORES QUE OUTROS NÃO FARIAM
GRAVA NA MEMÓRIA BONS MOMENTOS PASSADOS COM VOCÊ
HUMOR NÃO LHE FALTA PARA FAZER VOCÊ SORRIR
INTERPRETA COM BONDADE TUDO O QUE VOCÊ DIZ
JAMAIS O JULGA ESTEJA VOCÊ CERTO OU ERRADO
LIVRA-O DA SOLIDÃO
MANDA-LHE PENSAMENTOS DE TERNURA E GRATIDÃO
NUNCA O DEIXA EM ABANDONO
OFERECE AJUDA QUANDO VÊ SUA NECESSIDADE
PERDOA E COMPREENDE SUAS FALHAS HUMANAS
QUER VÊ-LO SEMPRE FELIZ
RI COM VOCÊ E CHORA QUANDO VOCÊ CHORA
SEMPRE SE FAZ PRESENTE NOS MOMENTOS DE AFLIÇÃO
TOMA SUAS DORES E EVITA QUE O MALTRATEM
UM SORRISO SEU BASTA PARA FAZÊ-LO SORRIR
VENCE O INIMIGO INVENCÍVEL JUNTO COM VOCÊ
XINGA E BRIGA POR VOCÊ

ZELA, ENFIM, PELA JÓIA QUE VOCÊ LHE REPRESENTA ...

Recados Para Orkut - RecadosOnline.com

Os Dez Mandamentos do Amigo do Planeta


1. Só deiXe Lixo no Lugar Certo

O lixo que deixa em qualquer lugar volta para nossa casa através de ratos, moscas, mosquitos que trazem doenças, além de tornar onde vivemos um lugar feio e desagradável.

Cada pessoa produz por dia cerca de meio quilo de lixo. Multiplique isso pela população de sua cidade para ter ideia do tamanho do problema.

Um Amigo do Planeta só deita lixo nos locais correto!

2. Poupe Água e Energia

A água pode ser considerada um milagre. Ela vem de rios e mananciais que estão sendo agredidos pela poluição.

A energia também não sai do nada. Para ser gerada é preciso afogar rios e terras férteis, deslocar populações, ou usar recursos como petróleo e carvão ou criar riscos e lixo perigoso como a usina nuclear. Um Amigo do Planeta não desperdiça água, tampouco energia!

3. Não Desperdice

Escolha consumir o necessário. Resista ao modismo de estar sempre comprando, inclusive o desnecessário.Escolha alimentos e produtos naturais e evite os industrializados.

Um Amigo do Planeta não desperdiça nada.

4. Cuide dos Animais e Plantas

Os animais, assim como as plantas tem tanto direito à vida, à liberdade, ao bem estar tanto quanto nós. Seja responsável com os animais e as plantas sob sua responsabilidade. Um Amigo do Planeta é responsável e não maltrata nenhum ser vivo!

5. Cuide das Árvores

Ajude a defender as árvores e florestas existentes. Denuncie as agressões. Plante novas árvores e cuide delas com carinho e respeito.

Um Amigo do Planeta é contra o desmatamento.

6. Não Polua
Use o menos possível o automóvel, programando suas saídas. Ele provoca poluição do ar, gasta combustível, agrava o efeito estufa, engarrafa o trânsito. Acostume-se a ouvir música sem aumentar muito o volume do som. Som alto provoca poluição sonora. Um amigo do planeta não espere que alguém venha fazer isso por ele. Faz ele mesmo.

7. Recolha seletiva de lixo
Lixo não existe. O que chamamos de lixo é matéria prima e recursos naturais misturados e fora do lugar. Um Amigo do Planeta não desperdiça o que pode ser aproveitável.
8. Conheça e conviva com a natureza
Mantenha o contato com a natureza. Faça passeios na floresta, vá à praia, contemple o por-de-sol, a lua cheia. Coloque os pés no chão. Cultive uma horta, um jardim. Estude e leia mais sobre a natureza, mesmo que não seja tarefa da escola. Um Amigo do Planeta espera que a natureza seja SALVA.

9. A natureza não vota e nem se defende. Faça você por ela!
Mesmo sozinho você pode denunciar as agressões ambientais. Escreva às autoridades, aos políticos, à imprensa. Participe de campanhas pela internet ou pessoalmente. Na hora de votar, escolha representantes comprometidos com a causa ambiental e acompanhe o mandato.

Um Amigo do Planeta não aceita as agressões contra o patrimônio mundial e fica quieto. Age-se!

10. Crie um clube de amigos do planeta na escola, ou associação!
A escola pode oferecer aos alunos e cidadãos a possibilidade de atuarem de forma organizada, assumindo, no mínimo, UMA AÇÃO CONCRETA POR MÊS PARA A MELHORIA AMBIENTAL DA COMUNIDADE como plantar e cuidar das novas árvores, fazer recolhas de sementes e produzir novas mudas, denunciar agressões ambientais, ajudar a implantar a coleta seletiva de lixo na escola, etc.

Um Amigo do Planeta, pensa, encontra soluções mas não deixa de ajudar àquele que ele acredita, nesse caso o PLANETA.





quinta-feira, 10 de março de 2011

Leia o anúncio de um jornal e responda a questão:

ANÚNCIO: TWISTER ANO 2008
COR: VERMELHA
VALOR: R$ 11.900,00
URGENTE. TRATAR: 2222- 11 11

Para que serve esse texto?
A) ( ) contar uma história
B) ( ) dar um aviso
C) ( ) dar uma notícia
D) ( ) vender um produto